A cruz de Cristo, a maior expressão de amor

Referência: Isaías 53.1-12

INTRODUÇÃO

1. A cruz de Cristo é a mais eloquente expressão do amor de Deus por você
• Deus ama você. Ele não escreveu essa verdade em letras de fogo nas nuvens, mas revelou esse amor na cruz do seu Filho. Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
• Você é tão especial para Deus, que ele amou você de tal maneira que deu tudo, deu a si mesmo, deu o seu único Filho.

2. A cruz de Cristo não foi um acidente, mas um apontamento de Deus desde a eternidade
• Cristo veio para morrer. Ele foi morto desde a fundação do mundo. Ele nasceu para ser o nosso substituto, representante e fiador. A cruz sempre esteve encrustrada no coração de Deus, sempre esteve diante dos olhos de Cristo. Ele jamais recuou da cruz. Ele marchou para ela como um rei caminha para a coroação.
• O amor de Deus por você é eterno. A causa do amor de Deus está nele mesmo. Ele não desiste de você.

3. A cruz de Cristo foi o seu gesto mais profundo de sacrifício
• Ele deixou a glória, o trono, esvaziou-se, tornou-se homem, servo, foi perseguido, preso, açoitado, cuspido, pregado na cruz. Sendo Deus se fez homem; sendo senhor, se fez servo; sendo santo, se fez pecado; sendo bendito se fez maldição; sendo o autor da vida, deu a sua vida.

I. QUEM LEVOU JESUS À CRUZ?

1. A morte de Cristo não foi determinada por fatores circunstanciais
• Cristo não foi morto porque os sacerdotes o prenderam, porque o sinédrio o sentenciou, porque Pilatos o entregou, porque os judeus o acusaram, porque Judas o traiu, porque Pedro o negou, porque os soldados o pregaram na cruz.
• Quem levou Jesus à cruz, então?

a) Os nossos pecados levaram Jesus à cruz
• V. 5 – “ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades”.
• V. 8b – “por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido”.
• V. 12 – “levou sobre si o pecado de muitos”.
• V. 4 – “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si”.
• O que matou Jesus não foram os açoites, nem os soldados, nem o suplício da cruz, fomos nós, os nossos pecados. Ele morreu pelos nossos pecados. Ele foi moído pelos nossos pecados. Na cruz ele sorveu o cálice da ira de Deus sobre o pecado.
• Na cruz ele foi feito pecado por nós. A espada da lei caiu sobre ele, pois era o nosso substituto.

b) O Pai o levou à cruz
• V. 6 – “O Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós”.
• V. 10 – “Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar”
• V. 4b – “e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido”.
• Jesus não foi à cruz porque a multidão sanguissedenta critou: crucifica-o, crucifica-o. Ele não foi a cruz porque os sacerdotes o entregaram, por inveja; Judas o traiu, por ganância; Pilatos o sentenciou por covardia e os soldados o pregaram na cruz por crueldade. Ele foi cruz porque o Pai o entregou por amor.

c) Jesus voluntariamente foi à cruz
• V. 4 – “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermiasdes e as nossas dores levou sobre si”.
• V. 10 – “quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado”.
• V. 11 – “O seu servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si”.
• O apóstolo Paulo diz que o amor de Cristo nos constrange. Ele nos amou e a si mesmo se entregou por nós.

II. QUE TIPO DE SOFRIMENTO JESUS SUPORTOU

1. Jesus suportou o sofrimento moral e espiritual
• Seu sofrimento foi repulsivo. Ao vê-lo, “os homens escondem o rosto” (v. 3).
• Seu sofrimento não produziu compaixão nos outros: “e dele não fizemos caso” (v. 3).
• Ele teve experiência íntima e longa com o sofrimento: “homem de dores e que sabe o que é padecer”.

a) Rejeição – v. 3: “o mais rejeitado entre os homens”
1) Ele foi rejeitado pelo seu povo = “Ele veio para os seus, mas os seus não o receberam”.
2) Ele foi rejeitado pelos religiosos da sua época = que lhe chamaram de fanático, mentiroso, blasfemo, pecador, beberrão e até endemoninhado.
3) Ele foi rejeitado pela mesma multidão que o aplaudiu = empolgada com seus milagres, agora como uma turba, como uma súcia sanguissedenta, grita diante de Pilatos: crucifica-o, crucifica-o! Caia sobre nós o seu sangue!
4) Ele foi rejeitado pelas autoridades romanas = Herodes, o grande quis matá-lo quando infante. Pilatos covardemente o entregou para ser crucificado. Herodes, Antipas o escarneceu.
5) Ele foi rejeitado pelas autoridades judaicas = O sinédrio forjou testemunhas falsas para acusá-lo. Acusaram-no de blasfemo. Cuspiram no seu rosto.
6) Ele foi rejeitado pelos seus apóstolos = Jesus o traiu, Pedro o negou, os demais o abandonaram e fugiram.
7) Ele foi rejeitado pelo próprio Pai – Quando Deus lançou sobre ele as nossas iniquidades, ele foi feito pecado por nós. Nesse momento, sentiu o desamparo de Deus e gritou: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”
8) Ele ainda é rejeitado = quando amamos mais o pecado e ainda ultramos o seu Espírito e calcamos aos pés o sangue da eterna aliança.

b) Humilhação – v. 3 – “e como um de quem os homens escondem o rosto”
• O Sinédrio o humilhou cuspindo nele.
• Os soldados o humilharam o açoitando e resgando o seu corpo com fortes açoites, colocando na sua cabeça uma coroa de espinhos, dando-lhe pancadas na cabeça.
• Jesus foi humilhado ao ter que carregar uma cruz pelas ruas agitadas de Jerusalém ao lado de dois ladrões.
• Ele foi humilhado pelo vozerio da multidão ao pé da cruz. Ele foi humilhado até a morte e morte de cruz”.
• Ele foi humilhado quando clamou que estava com sede e lhe deram vinagre para agravar sua tortura.

2. Jesus suportou o sofrimento físico

a) Semblante desfigurado – v. 2 “…”
• Não havia beleza nele. Ele não aparência nem formosura. A nossa feiúra moral estava sobre ele. Todos os nossos horrendos pecados foram lançados sobre ele. Seu rosto ficou desfigurado. Ele foi feito pecado, maldição.
• Seu corpo foi ferido. Ele ficou ensanguentado. Seu corpo tornou-se cheio de hematomas e chagas. Toda a nossa tragédia foi lançada sobre ele.

b) Torturas crudelíssimas – v. 4b,5,10
• Ele ficou aflito, ferido, oprimido, traspassado, moído. Sofreu castigo. Ficou cheio de pisaduras. Ele foi moído e enfermou.
• Na noite em que foi preso, sua alma estava angustiada até à morte. Sendo o libertador, foi preso. Sendo santo, foi escarnecido como criminoso. Sendo o criador foi cuspido pela criatura.
• Agora, já arquejado e machucado pelos açoites, com seu rosto ensanguentado, empreende a longa caminhada ao calvário. Sua fronte está ferindo e sangrando. Seu corpo febril lateja debaixo das chicotadas e dos empurrões. Começa a grande marcha para o monte do juízo. A maior marcha da história, não com rodas dos carros de guerra, nem com o estrupido febril dos cavalos, mas com o ruído dos passos de um homem, andando sob o peso de seu próprio cadafalso.
• Jesus marcha arrastando consigo todas as máscaras da humanidade. Marcha debaixo da zombaria da multidão. Seu corpo titubeia, caia, mas é levantado aos empurrões e sob fortes açoites prossegue a marcha.
• Jesus é erguido no leito vertical da morte. Suas mãos foram rasgadas, seus pés pregados no lenho. Foram seis horas de vergonha e horror. Ali suspenso entre a terra e o céu sofreu sede, dor, vergonha, humilhação, abandono. Ali desceu ao inferno para nos libertar do cativeiro do pecado.
• O próprio universo entrou em convulsão: houve trevas. O sol cobriu o seu rosto de vergonha. As pedras se arrebaram nos vales, os túmulos foram abertos.
• Isaías 53:5 diz que Jesus foi ferido. Ferimentos, de acordo com a definição de um cirurgião podem ser classificados por suas características:

a) Contusão = É uma ferida produzida por um instrumento grosso e cego. Esta ferida resultaria de um golpe com vara, como profetizado em Miquéias 5:1: “Ferirão com vara a face ao juiz de Israel” e Mt 26:67: “O esbofetearam” e Jo 18:22: “Um dos guardas deu uma bofetada em Jesus”.
b) Laceração = É um ferimento produzido por um instrumento que rasga. A laceração dos tecidos era o resultado dos açoites e estes finham-se tornado uma fina arte entre os romanos. O chicote romano era uma tira de couro com várias extremidades, cada uma com uma ponteira de metal. “Pilatos tomou a Jesus e mandou açoitá-lo”. Seu corpo foi todo lacerado. Sua carne foi rasgada.
c) Penetração = Trata-se de um ferimento profundo causado por um instrumento pontiagudo. Esse ferimento foi causado pela coroa de espinhos que fez sangrar sua cabeça (Jo 19:2). “tomaram o caniço e davam-lhe com ele na cabeça” (Mt 27:30).
d) Perfuração = Perfurar vem do latim “passar através de”. As mãos e os pés de Jesus foram traspassados. Os cravos de ferro eram cravados entre os ossos seprando-os sem quebrá-los.
e) Incisão = É um corte produzido por um instrumento pontiagudo e cortante. “Um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança e logo saiu sangue e água” (Jo 19:34).

III. COMO JESUS REAGIU DIANTE DO SOFRIMENTO DA CRUZ

1. Ele se entregou como sacrifício
• A morte de Cristo foi substitutiva. Ele foi a cruz em nosso lugar. Nós é que devíamos ter suportado aqueles açoites. Nós devíamos ter carregado aquela cruz. Mas ele tomou o nosso lugar.
• Ele não tinha pecado: “nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca” (v. 9).
• Ele é o Cordeiro que tira o pecado do mundo. “Ele como cordeiro foi levado para o matadouro” (v. 7).
• “Ele foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo foi ele ferido” (v. 8).

2. Ele não abriu a boca para pedir vingança aos seus algozes
• “e como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca” (v. 7).
• Ele se entregou. Ele voluntariamente foi a cruz. Jesus não se rebelou ao ser preso, julgado, espancado, pregado na cruz. Ele não bradou por vingança ou por socorro.

3. Ele intercedeu pelos seus algozes
• “levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu” (V. 12).
• Em vez de vingar-se, de falar impropérios e despejar libelos acusatórios contra seus algozes bestiais, Jesus intercedeu por eles, ministrando-lhes seu amor e seu perdão. Ele intercedeu e atenuou a culpa dos seus exatores.

IV. A GLORIOSA RECOMPENSA DA CRUZ

1. Jesus venceu a morte
• Jesus venceu a morte. Ele tirou o aguilhão da morte. Ele matou a morte. A morte agora não tem a última palavra. Tragada foi a morte pela vitória.
• V. 10: “verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos”.
• Ele ressurgiu. Ele está vivo. Ele venceu a morte. Ele rompeu os grilhões da morte. Ele abriu o túmulo de dentro para fora. Ele conquistou para nós imortalidade. Aleluia!

2. Jesus remiu um povo para Deus – v. 11-12
• Ele nos comprou com seu sangue. Ele tirou-nos da maldição, da escravidão, do império das trevas, da potestade de Satanás, do jugo do pecado. Agora somos livres, somos filhos de Deus.
• Agora temos a justificação. Somos perdoados. Temos toda a justiça de Cristo em nossa conta.
• Agora somos filhos, herdeiros, adotados na família de Deus!

3. Jesus chama um povo para si – v. 11,12
• V. 11 – “Ele verá o fruto do seu penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito”
• V. 11 – “Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte”.
• Hb 12:2 – “o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia”.
• A recompensa de Jesus é VOCÊ. É seu arrependimento. É sua volta para ele. É sua conversão. Rejeitar Jesus é crucificá-lo de novo. É cuspir no seu rosto outra vez. Recebê-lo traz-lhe alegria. Cristo suportou tudo para conquistar você. Ele ama você. Você é sua recopensa.
• Hoje, o Pai quer lhe trazer a Jesus, para alegria de Jesus, para celebração de uma festa no céu!

Rev. Hernandes Dias Lopes

13 thoughts on “A cruz de Cristo, a maior expressão de amor

  • 16 de fevereiro de 2010 em 23:36
    Permalink

    Mensagem pra mim edificante. Muito me ajudou , pois falarei desse assunto, no próximo domingo, na Escola Dominical, admiro o pastor e semore recorro ao seu site. Deus o abençoe.

    Resposta
  • 20 de fevereiro de 2010 em 23:05
    Permalink

    Pastor Hernandes, que Deus contineu lhe dando graça, sabedoria e inspiração para continuar a abençoar os cristãos sedentos por mensagens edificantes como esta. Deus te abençoe!!!!

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2010 em 10:46
    Permalink

    Pr. Hernandes,

    Que o Senhor Jesus realize o desejo do seu cotação, pois estás mensagens que tem disponibilizado para nos lermos, elas tem sido muito edificante para nossa vidas.

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2010 em 17:19
    Permalink

    Caro pastor! o sermão é sem dúvida bem feito. Mas na minha opinião descontextualizado. Você eleiminou as circunstancias políticas da morte de Jesus e afirmou que ele apenas morreu por nossos pecados. Resumir dessa forma para mim é muito pobre. como estudioso e Dr. em teologia na Bélgica voje que o senhor é bem conservador. Jesus foi morto por dois estados um o ronano e o outro judaico. Apenas morto pois todo julgamento de Jesus é pura teologia e teologia não é história. Jesus foi simplesmente pego e colocado na cruz. sem julgamentos ou povão gritando. essa era a prática comum de Pilatoso segundo Filão historiador judeus que viveu entre 20ac e 50dc. Paz e bem.

    Resposta
    • 19 de julho de 2010 em 9:49
      Permalink

      Graça e Paz Bruno Mafra.

      A palavra de Deus não é e nem será descontextualizada, a idéia central da mensagem é apresentar o plano de salvação do homem arquitetado por Deus, Jesus não morreu “apenas” por nosos pecados, ele morreu para nos livrar da condenação eterna, Jesus foi “pego” como você disse por que o Pai permitiu por que ele mesmo se doou, e o motivo disso tudo são os nosso pecados, se falar do amor de Deus e apontar a solução para o pecado que é Cristo está descontextualizado,que tipo de mensagem devemos anunciar então?

      Resposta
  • 28 de fevereiro de 2010 em 9:54
    Permalink

    O Espírito Santo só inspira aqueles que estão em perfeita sintonia com Ele; Rev. Hernandes está, isso podemos constatar pelas suas mensagens que só nos trazem boa, perfeita e agradável prova do que Deus tem preparado para os que Nele confiam e obedecem.
    Louvado seja o Nome do Senhor, pela vida do Rev. Hernandes!

    Resposta
  • 28 de fevereiro de 2010 em 10:11
    Permalink

    graça e paz, olha só pastor hernades suas mensagens além de conter o melhor da Teologia tem por excelencia o melhor conteudo “a unção do Espirito Santo”, amo suas mensagens e lhe assisto todos os sábados, que O Eterno continue usando a sua vida com esta graçã e poder que o tem usado, e olha não deixe que pessoas tão pobres e vazias da Graça de Deus teçam comentários tão evasivos Espiritualmente sobre suas mensagens como fora feito por “esta pessoa” que deve ser bem pobre de Deus, e fica preso apenas em questões de “velhas caducas”, parabéns pastor e continue com este brilhante trabalho.

    Resposta
  • 3 de março de 2010 em 21:16
    Permalink

    Meu amado gilberto se você ler o evangelho verá que a conversão legítima tem consequencia econômica e política. Muitos perguntavam a joão Batista: O que devemos faze? ele respondia: quem tiver duas túnicas de uma a quem não tem e quem tiver comida faça o mesmo. “Gostei da expressão: “evasivos espiritualmente”. Pois é, porque historicamente ouve um crime cometido contra um homem que relativisava a lei e incomodava as autoridades! Para Jesus a vida é mais importante que a lei. Leia Marcos e verá que até os tidos aliementos impuros não importavam para ele, pois, o que vem de fora é que nos torna impuros. Ler Isaias 53 se referindo a Jesus é pura teologia, mas não história! Jesus vei para morrer? Não acredito! Ele veio para viver e foi morto. Essa leitura da morte como drama cósmico foge da realidade teológica mais moderna. Jesus foi um profeta e os profetas são mortos por denunciarem a injustiça. Paz do senhor!

    Resposta
  • 19 de março de 2010 em 17:50
    Permalink

    Apenas o próprio Deus é capaz nos fazer compreender a grandeza do seu amor e sacrifício. Louvado seja o Senhor Jesus Cristo que não nos deixou morrer em nossos delitos e pecados e nos alcançou com sua graça, abrindo os nossos olhos para enxergarmos a verdade, nos dando vida, segurança e paz através da sua palavra!
    “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.”

    Resposta
  • 21 de março de 2010 em 1:02
    Permalink

    Deus continue sempre utilizando sua vida como um canal de maravilhosas bençãos para todo aqueles q desejam ouvir Sua voz!!! Q o Soberano Deus o recompense com sabedoria e virtude
    vinda de Seu Trono, pois suas palavras falam profundamente aos nossos corações!!
    És um mensageiro de Deus; anunciando o grande amor de Cristo aos homens ,sendo o João Batista e o Paulo de hoje!!!
    Deus muito o abençõe!!!!!

    Resposta
  • 30 de março de 2010 em 12:13
    Permalink

    “Ler Isaias 53 se referindo a Jesus é pura teologia, mas não história! Jesus vei para morrer? Não acredito! Ele veio para viver e foi morto. Essa leitura da morte como drama cósmico foge da realidade teológica mais moderna”.
    É lamentável ler uma teologia tão absurda como essa supra citada. Quer juntar teologia com história? Pegue Isaias 53 e aplique na história da sua vida! Não acredita que Jesus veio para morrer? Ele teve seus planos frustrados? Ele veio para viver e os homens que nada fazem senão a vontade decretatória de Deus matam Jesus eliminando seus planos eternos?
    Para finalizar, cito Lutero: “A Bíblia não é antiga, nem moderna, ela é eterna”. Isto é verdade.
    Deus abençoe!

    Resposta
  • 30 de maio de 2010 em 14:12
    Permalink

    Diante das verdades irrefutaveis e sulficientes que estão encerradas na biblia sagrada rasgo as vestes do racionalismo e me edifico no fundamento da fé, a biblia jamais sera um livro para ser analizado simplismente pela otica da razao mas pela fé que nos faz compreender o REAL sentido da morte sacrificial de nosso Senhor Jesus Cristo. pala fazer valer, imperar, e sobejar a verdade gloriosa de que de fato cumpre-se em nossas vidas a revelação plena de Jo.3:16 “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho para que todo aquele que nele CRER nao pereça mas tenha vida eterna. termino as minhas humildes palavras enfatizando: “foi tudo por amor”.
    Ao nosso Senhor Jesus Cristo a honra a Gloria e o Louvor para todo sempre amem.

    Resposta
  • 12 de junho de 2010 em 14:21
    Permalink

    que mensagem tremenda, totalmente cristocêntrica, bíblica, revelando a glória do filho de Deus que por amor se deu na cruz para nos livrar da ira de Deus que esta pra ser derramada sobre os ímpios.

    esta mensagem muito me edificou. quero pregar desta forma.
    que Deus abençõe.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *