O que fazer para salvar seu casamento

O casamento é uma bênção, mas também pode ser um problema. Ele é uma fonte de felicidade, mas também pode ser um poço de frustrações. O casamento é um jardim engrinaldado de flores, mas também pode ser um deserto inóspito. O casamento é um canal aberto de comunicação, mas também pode ser o reduto do silêncio gelado ou das acusações amargas. O casamento pode ser a expressão dos sonhos mais belos, mas também pode ser a carranca dos pesadelos mais assombrosos.

Há casamentos que começaram bem e acabaram mal. Há outros que começaram com juras de amor e terminaram com mágoas profundas. Há casamentos que se perderam na jornada da vida e andam errantes pelos labirintos escuros da infidelidade. Há casamentos doentes, que precisam de cura; casamentos quebrados, que precisam de restauração; casamentos tristes, que precisam de alegria. Há casamentos onde o amor está com o tanque vazio, andando na reserva. Há casamentos que já caíram na rotina, andando no piloto automático. O que fazer para salvar seu casamento? É preciso fazer um tratamento intensivo com o remédio do amor. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba. Ele é mais forte do que a morte e as muitas águas não podem apagá-lo. Mas, como você pode demonstrar esse amor pelo seu cônjuge?

1. Você ama seu cônjuge quando declara seu amor por ele. O amor não é apenas um sentimento a ser guardado no coração, mas uma atitude a ser demonstrada com a vida e uma declaração a ser proclamada com os lábios. Quem ama, declara que ama. O amor precisa ser verbalizado. Não é suficiente falar para os outros que amamos nosso cônjuge; precisamos dizer isso para ele. Não é suficiente reconhecer o valor e as virtudes do nosso cônjuge para terceiros; precisamos demonstrar isso para ele. Amar o seu cônjuge é honrá-lo e distingui-lo dentre milhares. Quando amamos, tornamos isso conhecido com palavras e demonstramos isso com atitudes.

2. Você ama seu cônjuge quando reserva o melhor do seu tempo para ele. Quem ama tem tempo para a pessoa amada. Quem ama gosta de estar perto da pessoa amada. O casamento não é solidão a dois; é comunhão compartilhada. Encontre tempo para estar com seu cônjuge. Dê o melhor do seu tempo para ele. Dê a melhor da sua atenção para a pessoa com quem um dia você firmou uma aliança de amor. O amor não é egoísta. Ele não visa seus próprios interesses. O amor busca a felicidade do cônjuge mais do que a sua própria. Devemos amar como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela. Quando amamos nosso cônjuge, desejamo-lo e ansiamos por ele. Quando amamos, temos pressa para receber seu afeto, temos prazer em ouvir sua voz, temos deleite em desfrutar de sua companhia.

3. Você ama seu cônjuge quando procura todos os meios legítimos para agradá-lo. Quem ama seu cônjuge faz bem a ele e não mal. O amor não fere, balsamiza; o amor não agride, consola; o amor não humilha, exalta; o amor não explora, investe. O amor é mais evidenciado com atitudes nobres do que com palavras lisonjeiras. O amor não se contenta em dizer; ele demonstra. Quem ama procura agradar a pessoa amada. Quem ama a seu cônjuge, a si mesmo se ama. Quem ama seu cônjuge, faz bem a ele todos os dias da sua vida. Esse amor vai além do mero amor rômantico; é o amor de Deus derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo: amor paciente, benigno, que não arde em ciúmes, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal nem se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Hoje, Deus desafia você e a mim, a amarmos nosso cônjuge com esse amor maiúsculo e superlativo!

5 thoughts on “O que fazer para salvar seu casamento

  • 5 de maio de 2010 em 22:18
    Permalink

    Boa noite caro reverendo:
    Muito boa tua reflexão e orientação sobre como sauvar seu casamento. Apreciei muito, ficou muito bom, no entanto, poderia ser excelente caso fosse incluido referências aos textos bíblicos. Como um leigo poderia encontrar a base deste artigo se ele não sabe localizar I Croríntios 13?
    Melhore seus artigos e pastorais incluindo referências bíblicas!
    Enriqueça seus escritos acrescentando referência à Palavra da verdade.
    Solidifique seu conteúdo com os textos bíblicos como geralmente faz.
    São sugestões que auxiliarão àqueles que procuram uma mensagem bíblica para se orientar!
    São sugestões para o teu próprio crescimento e assimilação do leitor!
    Que Jeová o bendiga!!!

    Resposta
  • 6 de maio de 2010 em 15:17
    Permalink

    Faço parte do ministerio de casais e esse estudos tem ajudado bastante

    Resposta
  • 8 de maio de 2010 em 1:21
    Permalink

    Parabéns!!!Pastor por esse artigo do qual vai ser de mto proveito em meu casamento…Deus o abençoe…

    Resposta
  • 29 de maio de 2010 em 11:07
    Permalink

    Parabens meu querido pastor, a presença de Deus certamente é real na vida do rev. A gente senti isto ao estudar esses ensinamentos. Eu sempre passo tempos lendo as pastorais e tem me ajudado muito a superar provações no meu relacionamento conjugal, que Deus o abençoe ricamente e que o Senhor lhe dê sempre sabedoria para elaborar estudos como esse para o nosso crescimento em fammilia e claro, espiritual…UM GRANDE ABRAÇO DO SEU AMIGO …

    Resposta
  • 21 de outubro de 2010 em 11:35
    Permalink

    Boa Tarde Rev. Hernandez!
    Mais uma vez, mais uma reflexão vinda do Santo Trono de Deus!
    Que Ele lhe conserve em Graça, Sabedoria e Continue o Abençoando Ricamente!
    Adilson

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *