As maravilhas da Palavra de Deus

O Dia da Bíblia foi instituído na Grã-Bretanha em 1549, pelo piedoso Bispo (Anglicano) Cranmer, que inseriu a data (segundo domingo de dezembro) no livro de orações do Rei Eduardo VI (a quem o reformador francês João Calvino dedicou seu precioso comentário das epístolas de Paulo a Timóteo). O início das comemorações em nosso país se deu em 1850 com a chegada do protestantismo de missões, sendo a data oficialmente instituída em 19 de dezembro de 2001 por meio da Lei Federal 10.335 sancionada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso.

O objetivo inicial para a criação do Dia da Bíblia foi incentivar a população a interceder junto ao Trono da Graça por um maior interesse na leitura das Escrituras por parte de todos.

Certamente devemos em fervente oração suplicar a Deus sua misericórdia e graça para percebermos as maravilhas de sua extraordinária Palavra. Nossa leitura precisa ser criteriosa, paciente, repleta de expectativa e envolta em gratidão. A leitura da Bíblia já foi comparada a ação de um garimpeiro que atenta e cuidadosamente procura preciosas gemas e pepitas.

O salmo 19 enaltece seis atributos da Palavra do Senhor e para cada atributo apresenta uma imediata consequência.

A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma – Por sua origem divina a lei do Senhor instrui completamente o homem, “não há condição na qual possa cair um filho de Deus para a qual não haja uma direção e regra na Palavra, em alguma medida apropriada”. Por mais fraco, ferido, desanimado e abatido que estejamos a lei do Senhor pode nos restaurar plenamente.

O testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos simples – Aqui temos o ensino de como devemos nos aproximar do texto sagrado (com total humildade) e a garantia de que não seremos despedidos de mãos vazias, antes receberemos a indispensável instrução para nossa vida diária.

Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração – O ser humano aspira ardentemente à felicidade, o júbilo permanente, o contentamento perene, buscando alcançar seu objetivo em prazeres oriundos de diversas fontes, porém todas elas são cisternas rotas (Jr 2.13). A verdadeira alegria só é encontrada e amplamente desfrutada quando a palavra de Deus é obedecida (Sl 1).

O mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos – Enquanto o homem não atenta para a vontade de Deus revelada em sua palavra, caminha envolto em densas trevas, seus passos são curtos, lentos e vacilantes, pois seu percurso é marcado pela escuridão. Ao observar o mandamento do Senhor, o homem tem sua venda retirada, seus olhos iluminados e seu caminhar marcado por um andar seguro.

O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre – Vivemos em uma sociedade onde o descartável é cada dia mais valorizado, onde aparelhos tornam-se obsoletos em curto espaço de tempo, onde o novo é a glória suprema. A palavra de Deus não envelhece, caduca ou perde a sua relevância, antes permanece pertinente e autoritativa de geração em geração.

Os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos – Diariamente tomamos conhecimento de degradantes injustiças perpetradas nos mais diversos segmentos sociais, esperamos das diversas autoridades medidas exemplares para correção de tantos desmandos e muito pouco ou quase nada acontece. O que nos consola e motiva é sabermos que a lei do Senhor não contempla injustiças, não é subornável, nem pode ser manipulada para atender interesses de quem quer que seja.

Rev. Jailto Lima do Nascimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *