Levante a cabeça, Deus está no controle

Referência: Gênesis 15.1-6

INTRODUÇÃO

1. Depois destes acontecimentos: Quais acontecimentos? A Bíblia não diz: Então precisamos ver nos capítulos anteriores.
– Coisas ruins:
a) Fome e fuga para o Egito – 12:10
b) Mentira no Egito por causa de Sara – 10:13
c) Briga dos seus servos com os servos de Ló – 13:7.
d) Separação de Ló – 13:9.
e) Guerra com quatro reis – 14:12-17.
– Coisas boas:
a) Promessa de uma terra – 13:14-15.
b) É abençoado por Melquisedeque quando oferece os dízimos– 14:18-24.

2. Igualzinho a você
a) Você veio aqui e foi recebeu uma fechada no trânsito e te xingou.
b) Passou a 75 Km no radar e tomou uma multa e chegou na igreja raivoso e a culpa é da tua mulher que se atrasou.
c) Chega na porta para estacionar e o diálogo diz que você vai ter que estacionar a uns 2 km para frente.
d) Você sai daqui e bate o carro: todo mundo bate o carro. Quem não bate corre é atropelado. Chove na casa do rico e do pobre. Todo mundo está sujeito aos mesmos problemas. É depois destes acontecimentos que as coisas vão mudar. Meu irmão comece a olhar para frente. Aprenda a caminhar na vida. Não fique agarrado no passado. Depois destes acontecimentos, Deus vai falar com você. Depois da noite vem a luz do dia. Olha pra frente. TEm coisa nova pela frente. Aprenda a virar a página.
e) Depois do desemprego, da crise financeira, do problema no casamento, da reprovação. Tem gente que depois desses acontecimentos fica amargo, se revolta contra Deus, foge da igreja. Faz como Pedro, volta a pescar. É depois desses acontecimentos que as coisas começam a acontecer.

I. NO MEIO DESTES ACONTECIMENTOS, DEUS FALA COM VOCÊ – V. 1

1. Depois destes acontecimetos Deus vai falar com você!
• Depois desses acontecimentos Deus se manfeista. Primeiro ele deixa o caldo engrossar, o coro comer, mas depois ele fala. Depois desses acontecimentos, Deus se manifesta.
• Crente passa por problema: bate carro; quem não bate carro é atropelado. Crente fica doente. Crente tem briga na família.

2. Depois destes acontecimentos Deus tem uma palavra específica
• Deus falou com Abraão, não foi com Ló nem com Sarai. Deus tem uma palavra para sua vida. Essa é uma palavra específica. Deus se revela a quem dá ouvidos a essa palavra.

3. Essa Palavra revela 3 coisas:
1) Ela revela o cuidado de Deus – “Não temas”.
• “Deus cuida de mim, à sombra das tuas asas” – “Deus cuidará de ti”. Kleber Lucas. Você não tem que temer. O teu cuidado é descansar em Deus. Há mais de 365 não temas. Para cada dia Deus tem uma palavra para você. Lança fora o medo (1 Jo 4:18) – A presença do amor lança fora todo o mundo.
• Tem muita gente na igreja atormentada: oh, vida, oh azar, oh dia, óh segunda-feira! Oh, meu Deus. Espera com paciência. Será que eu vou conseguir, será que eu vou casar, será que eu vou passar no concurso, no vestibular. Irmão larga a dúvida. Confie. Creia!
• Deus cuida de você melhor que cuida das aves, do que o lírio do campo.
2) A proteção de Deus
– Dá para andar nesses dias em que todos os governadores estão prometendo segurança. O crente tem que andar confiando em Isaías 54:17: “nenhuma arma forjada contra você prosperá”.
– Deus é seu escudo. Ele é cerca você por trás, por diante. Sua vida está nas mãos do Deus vivo. Você não precisa temer o diabo, nem o mundo.
– Ilustração: D. Josefa, a missionária baixinha Assembléia de Deus que prega de mega-fone na 13 de Maio em São Paulo: “Um traficante disse: Oh nanica, baixinha, se a senhora falar mais alguma coisa nesse megafone eu vou fazer você engolir esse gafone. Ela disse: você está repreendido. Ele caiu. Ele gritou: ela disse ajoelhe que eu vou orar por você. Ela está protegida pelo sangue. Sua vida está nas mãos de Deus. Você é a menina dos olhos de Deus.
– Quem tocar em você mexe com Deus e arranja uma grande encrenca com Deus. Deus é o meu Pai. Ai de quem tentar mexer na minha vida. Ai de quem tentar por a mão em você. Você é propriedade exclusiva do Senhor. Ninguém pode tocar em você. Deus é o seu escudo.
3. Nós servimos ao Deus de vitória – Teu galardão será sobremodo grande.
– Deus tem uma bênção grande, uma batalha grande, uma vitória grande.
-Aqueles que esperam com paciência recebem a bênção do SEnhor. Deus galardoa. E esse galardão é muito grande.
-Meu irmão, nenhum olho viu nem ouvido ouviu o que Deus preparou par você. Você é filho, herdeiro, vitorioso.
-Sua herança é imarcessível, gloriosa. Veja quão rico você é. Você é muito abençoado: Deus escolheu você.

II. A LIMITAÇÃO HUMANA – V. 2,3

1. Abraão poe barreiras
– Deus promete, mas ele não crê. Eu sou incrédulo. Eu não creio. Eu não tenho filhos. Meu herdeiro será Eliezer.
– Muitas vezes somos como crianças emburradas: Deus nos promete vitória e nós estamos assentados num cantinho emburrados e dizendo: tá vendo aí Deus, eu estou sozinho. Não tenho filhos. Prá que essa herança toda?
– Você se encolhe e revela limitação: O homem do tanque de Betesda. Ninguém me poe na água. Sempre alguém chega na minha frente. Ninguém me ama, ninguém liga para mim nessa igreja. Isso revela as imperfeições humanas. Eu não tenho filho. Não tenho sonho, não tenho projeto. Eu eu mais quero, eu não tenho.
– Irmão vença a sua limitação. Enfrente seus medos interiores. Ouse crer na palavra de Deus. Não olhe as circunstâncias. Não tem gente. Não vai dá. Quantas limitações você já colocou diante de Deus! Não vou conseguir vencer. Não vou conseguir ver minha familia aqui na igreja. Queria tanto mas falta dinheiro, falta gente, falta apoio. E aí agente começa a limitar Deus.

2. Como Deus trata esse problema da limitação
a) v. 4 – Deus remove as limitações –
– Deus fala objetivamente. Você está aqui e Deus vai responder claramente para você.
b) v. 5 – Deus conduz você para fora –
– Abraão estava dentro de uma tenda. Ele está cerca por paredes de pano. Ele olha pro chao e vê um tapete. A visão dele está limitada por aquela circunstâncias. Você olha e só vê problema. Então, Deus pega você pela mão e tira você da sua tenda.
c) v. 5 – Deus manda você levantar a cabeça
– Abraão saiu da tenda e não ficou olhando para baixo. Ele olhou para o céu. Abra os olhos. Erga a cabeça. Você vai ver que o seu problema não é tão grande como você pensava. Seu Deus é maior do que o seu problema. Ele começa a ter uma visão da vida.
d) v. 5 –Deus manda Abraão erguer a cabeça e começar a contar estrelas
– Comece a contar as estrelas. Você nunca vai conseguir contar o que Deus vai fazer na sua vida. Deus tem muito mais do que você pode contar. Deus vai fazer muito mais do que sua capacidade de receber, de contar.
– Sai da sua tenda. Comece a contar as estrelas. Assim será a sua descendência. Deus vai fazer você multiplicar. Deus vai lhe dar vitórias maiores do que sua capacidade de entender.
– Abraão estava acostumado a viver dentro de barracada. Sai da tua barraca. Levante sua cabeça. Começa a contar as estrelas. Creia na vitória de Deus. Creia na possibilidade de Deus fazer coisas grandes. Creia na possibilidade dessa igreja crescer. Creia na salvação de sua casa. Creia na prosperidade dos seus filhos.
– Volte a contar as estrelas. Ore por algo grande. Ore por um milagre. Conte suas estrelas.
– Ilustração: Quando eu era adolescente, disse para os meus irmãos: eu quero ser um pregador. Eles me disseram enxerga-se menino.
– Tem gente aqui que estão dando trabalho para os pais: mas que vai ser pregador, escritor, gravar cd’s , ser um profissional de ponta, crente cheio do Espírito.
– Deus disse para Abraão. Vai ver se você pode contar estrelas, meu filho. Você vai passar sua vida contando coisas e você vai passar a vida toda contando o que Deus vai fazer na sua vida. Sai da sua tenda e comece a contar estrelas.
– Abraão venceu seus limites e creu em Deus

III. ABRAÃO CRÊ EM DEUS E ISSO LHE É IMPUTADO PARA JUSTIÇA

1. Abraão creu em Deus
• Ele já era muito velho, ele não podia mais ser pai. Sara já era idosa e estéril. Mas para Deus não há impossíveis. Ele chama à existência as coisas que não existem. Abraão esperou contra a esperança. Ele creu no impossível.
• Abraão venceu seus limites. Ele saiu da tenda. Ele saiu da incredulidade. Ele transportou o seu monte. Ele viu o invisível. Nada é impossível ao que crê. Qual é o segredo da sua vida, Abraão, é que ele creu em Deus incondicionalmente.
• Marta disse para Jesus – Já cheira mau. Agora não tem mais jeito. “Se creres verás a glória de Dseus”.
• Abraão saiu dos 99 anos sem ter um filho e aos 100 anos ele tornou-se pai de uma grande nação – Não é o Damaceno. É alguém gerado de ti. Deixe de olhar os seus problemas. Comece a olhar para Deus. Ele é maior do que os seus problemas. Meu irmão você vai ver o deserto se transformando num manancial. Ele vai transformar sua dor em fonte de consolo.
• Sai da sua tenda – Depois desses acontecimentos Deus vai falar com você. Vai tirar você da sua tenda. Vai levantar sua cabeça e vai fazer você contar as estrelas. Ele tem uma palavra de vitória para você!
• Depois destes acontecimentos, Deus começou a escrever uma nova história na vida de Abraão – Irmão, talvez até aqui você tem sido um colecionador de derrotas. Você só vê problema. Você olha para vida e só enxerga as paredes da tenda. Saia dessa caverna. Sai desse burado existencial. Levante a cabeça. Sai dessa tenda. Comece a contar as estrelas.

2. A fé lhe foi imputada para justiça
• Deus vai justificar você. Vai perdoar seus pecados.
• Comentar sobre justificação: o que Cristo fez por você. Você vai ser aceito pelo Pai. Vai ser perdoado. Você terá a justiça de Cristo depositada na sua conta. Você será vencedor na terra e aceito no céu.

CONCLUSÃO

1. Deus vai quebrar os seus limites – Você vai crer na Palavra de Deus. E as promessas de Deus vão se cumprir na sua vida. Seu corpo vai ser fortalecido. Sua cabeça vai se levantar. Você não vai mais olhar para os problemas, mas para o céu.
2. Talvez você está amargurado, pensando: eu não tenho filho. As coisas não acontecem na minha vida. Meu marido não consegue ir para frente. Minha mulher não me entende. Meus filhos só me dão dor de cabeça. Sai da sua tenda e comece a contar estrelas. Talvez você ainda está desanimado, triste, decepcionado, frustrado com a igreja, com o ministério, com o trabalho. Mas ainda na velhice você vai dar fruto. Tem moço que está pensando em parar de estudar. Você vai sair da sua tenda. Vai contar estrelas.
3. Depois destes acontecimentos: mentira, fome, brigas, divisões na familia, decepção, traição, frustração: um novo horizonte está surgindo. O projeto de Deus é maior do que o seu. Levante a cabeça e dá um passo de fé para vencer suas dificuldades. Sai da sua tenda e saia desse quartinho, da cama, da prostração, da murmuração. Não olhe para o passado. Olha pra cima. Seu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
4. Hoje a noite, Deus quer ensinar você a contar estrelas e a conceber coisas novas para sua vida. Você vai passar lutas, mas creia em Deus. Creia que ele vai conduzir você em triunfo. Você vai dar à luz muitos filhos espirituais. Você vai ser pai de uma grande descendência. Um tempo novo está surgindo na sua vida. A vitória é sua pela fé, em nome de Jesus! As bênçãos serão maiores que nossa capacidade de contar!!! Comece a contar estrelas!!!

Rev. Hernandes Dias Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *