Faça como Cornélio, André e Felipe

Estamos às portas do mês de maio, mês tradicionalmente dedicado a temas relacionados à família. Maio é considerado o mês das noivas. Também durante sua vigência é comemorado o Dia das Mães. Em geral, as denominações evangélicas em nosso país reservam o período para a realização de uma intensa programação voltada para o estudo das questões relacionadas à vida familiar.
Aqui, em nossa amada igreja, também teremos uma intensa e abençoadora programação, onde diversos temas serão abordados sempre à luz das Sagradas Escrituras. Uma das atividades programadas será a distribuição do Cada Dia – Especial Família, que com propriedade apresenta como tema geral de suas meditações a importância de saber lidar com os dramas familiares.
A aquisição e distribuição do Cada Dia – Especial, por parte dos membros, já se tornou uma marca salutar de nossa igreja.  Confiando em Deus, o Conselho autorizou a encomenda de 10.000 (dez mil) exemplares, para compor o Kit Especial – Mês da Família, objetivando que no mínimo dez mil famílias sejam extremamente abençoadas ao receberem a preciosa e restauradora palavra de Deus.
Infelizmente alguns cristãos não demonstram nenhum interesse pela evangelização de seus familiares e amigos.  Outros esporadicamente fazem um desinteressado convite para uma programação especial,e justificam seu tênue interesse com a desculpa de que não desejam constranger, pressionar ou importunar.
Em Atos 10.24, temos o relato da chegada do apóstolo Pedro em Cesaréia, em atendimento ao convite de Cornélio. O anfitrião era militar graduado do exército romano (centurião da corte chamada Italiana). Aprouve ao Senhor revelar seu gracioso amor a Cornélio ( At 10.3-6,22), que prontamente atendeu às instruções recebidas (At 10.7-8).
Certamente a visita do apóstolo Pedro foi a mais importante visita que Cornélio recebeu, não pela dignidade intrínseca do visitante e sim em função da gloriosa mensagem da qual era portador (At 10.33). Cornélio sabia que ao ouvir o que Pedro tinha a comunicar sua vida jamais seria a mesma, ela seria radicalmente transformada para melhor.  Consciente da singularidade daquele momento ele reuniu “seus parentes e amigos íntimos” para que também eles pudessem conhecer “o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo”, que é “Senhor de todos”.
Cornélio não foi egoísta e negligente. Antes, foi profundamente amoroso e diligente. A situação espiritual de seus familiares e amigos não era algo de somenos importância, era assunto prioritário.
Cornélio certamente não é o único exemplo de ação diligente no intuito de compartilhar a mensagem de salvação com familiares e amigos. Logo após reconhecer Jesus como o “Cordeiro de Deus”, André, “achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), e o levou a Jesus…” (Jo 1.41-42).
Ao ser encontrado por Jesus (Jo 1.43), Felipe foi chamado a segui-lo, ou seja, mudar o rumo de sua vida. Um novo caminho seria percorrido, um caminho marcado pela verdade e vida decorrentes da bendita pessoa de Jesus Cristo. A mudança ocorrida foi imediatamente compartilhada. Ele encontrou Natanael e categoricamente afirmou: “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José”.  Natanael resistiu, demonstrando preconceito. Felipe não desanimou ou retrocedeu, antes insistiu afirmando: “Vem e vê”.
Somos motivados e desafiados pelos exemplos citados. Você que ainda não fez o seu pedido do Kit Especial – Mês da Família faça hoje mesmo e participe do privilégio de falar do amor de Deus aos seus familiares e amigos. Ore diariamente por eles, não desista em meio aos obstáculos e barreiras que possam surgir.

Rev. Jailto Lima do Nascimento

2 thoughts on “Faça como Cornélio, André e Felipe

  • 6 de maio de 2012 em 12:50
    Permalink

    Excelente artigo, que Deus abençoe nossas famílias.

    Resposta
  • 9 de maio de 2012 em 7:15
    Permalink

    muito desafiadora a pastoral. insetiva a evangelização, tendo a família como principal alvo. minha oração é para que não só sua igreja, mas que nossa denominação, se envolva na propagação do envangelho e que Deus continue abençoando seu ministério e sua família.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *