NUNCA MAIS

 Naamã, general da Síria, foi curado de uma lepra que devastava seu corpo, no território de Israel. Como expressão de sua gratidão, fez um voto a Deus, dizendo que nunca mais adoraria deuses estranhos, mas somente ao Senhor. Esta atitude enseja-nos algumas lições que passamos a descrever:

 Em primeiro lugar, nunca mais é uma decisão radical. Naamã não voltou para sua terra para adorar os deuses pagãos. Ele converteu-se ao Deus de Israel. Sua vida foi tocada. Sua história foi transformada. Sua cura foi atestada. Seu futuro foi redesenhado. Sua decisão foi radical.

Em segundo lugar, nunca mais é uma decisão irrevogável. Naamã assumiu o propósito de não voltar atrás. Era dali para frente. Não queria mais olhar pelas lentes do retrovisor. Dar marcha à ré estava fora de suas cogitações. Queria avançar e prosseguir adorando o Deus de Israel. Era uma decisão firme, resoluta e irrevogável.

Em terceiro lugar, nunca mais é uma decisão transformadora. Naamã teve uma experiência com Deus. Todos os recursos de sua terra não puderam lhe socorrer. Todos os deuses que servia não puderam lhe curar. Todas portas que entrou não puderam lhe trazer esperança. Naamã mergulhou sete vezes no Jordão, por ordem do profeta Eliseu e saiu curado de sua lepra. Seu corpo devastado pela lepra foi completamente remoçado. Não só sua pele foi restaurada, como também, sua alma foi salva. Agora, é um novo homem não apenas fisicamente, mas, também, espiritualmente.

 Em quarto lugar, nunca mais é uma decisão repleta de gratidão. Naamã volta para sua terra com uma grande dívida de gratidão ao Deus de Israel. Ele recebeu uma cura miraculosa. O impossível aconteceu. O milagre historificou-se em sua vida. Então, toma a decisão de nunca mais servir a outros deuses, mas somente ao Senhor, o Deus de Israel. A gratidão é o reconhecimento da bênção recebida. A gratidão é o tributo de louvor daquele que não tem como pagar os benefícios da graça. A gratidão é a rainha das virtudes, porque não se gloria do bem recebido, mas tributa a Deus todo o crédito do bem que se recebeu. Existe um Naamã leproso antes da intervenção divina e existe um Naamã depois da intervenção divina. O passado foi deixado para trás e agora, um novo futuro surgiu em sua vida e esta nova realidade que Naamã quer celebrar.

E você tem, também, uma história para contar acerca da grande transformação de Deus operada em sua vida? Você pode, também, à semelhança de Naamã, dizer: Nunca mais adorarei outra divindade, a não ser o Senhor?. Você está pronto a consagrar sua vida totalmente ao Senhor? Nunca mais, eis o desafio de Deus para nós neste dia!

Rev. Hernandes Dias Lopes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *