UPJ

Diretoria 2017

UPJ

Presidente: Júlia Siqueira da Silva.
Vice-Presidente: Shananda Nunes Barbosa.
1ª Secretária: Ana Beatriz Moura Peyneau.
2ª Secretária: Larissa Dutra Moraes.
Tesoureira: Thaís Lobato Pereira.
Orientadores: Flávia Barbosa Soeiro Sant’Anna e Fabiana Lima de Carvalho do
Nascimento.
Conselheiro: Presb. Carlos Roberto Esteves.

 

Histórico

E tudo começou…

Por volta do segundo semestre do ano de 1996, pais de pré-adolescentes (10 a 13 anos) viviam momentos angustiantes por verem os seus filhos desmotivados dentro da igreja. Por causa da idade era difícil permanecer na UCP (União de Crianças Presbiterianas) e na UPA(União Presbiteriana de Adolescentes) pois ficavam totalmente deslocados. Desta forma, pais sabedores dos seus compromissos firmados em Deus e com a igreja, reuniram-se juntamente com o Pr. Hernandes Dias Lopes para buscarem uma solução. Daí surgiu a criação da UPJ(União Presbiteriana de Juniores). Para orientar esta sociedade foram indicados os irmãos Antonio Carlos Alves Ferreira e Regina Mara Neves Ferreira para a condução desta grandiosa missão, dos quais permaneceram até o ano de 2004. Os irmãos foram assessorados, em todas as programações, por pais zelosos e comprometidos com a ordenança de Deus. Destacamos alguns pais que se engajaram nesta obra, como: além de Antonio Carlos e Regina, Samuel Dantas da Cunha e Varli Oliveira G. Dantas; Juarez Saidler e Dilma Dias de S. Saidler; Milton Rosa Júnior e Karla Mara G. Rosa; Wasni Clayton e Diovânia Maria Z. Vieira; Marcondes Caldeira e Maria Salete F. Caldeira; Fabiano L. Pôncio e Márcia Boechat Peyneau L. Pôncio; Fernando Furtado Lázaro e Carla Barbosa F. Lázaro; Anderson de Oliveira Gonzaga e Claudia Maciel S. Gonzaga, entre outros.

Extremamente motivados estes pais organizaram no mês de 1996, a 1ª Cantata de Natal dos Juniores. A partir desta programação foram realizados diversos eventos de cunho social e espiritual que os fortaleceram de uma forma maravilhosa, os quais destacamos a seguir: cantata de natal; gincanas bíblicas; acampamentos; comemoração de aniversários; passeio no Vale do Moxuara; oficina de artes e cozinha; tarde de esportes; encontros aos domingos para estudarem diversos temas como: doutrina da Igreja Presbiteriana do Brasil, conscientização missionária, evangelização, consciência política, solidariedade, entre outros.

E o trabalho continuou…

Dando prosseguimento à condução dos juniores, outros pais assumiram a liderança, mas sempre assessorados por outros também comprometidos com a causa de Deus. Segue abaixo os orientadores dos anos seguintes:

2005 – Milton Rosa Júnior e Karla Mara G. Rosa

2006 – Fabio Loriato Calmon e Márcia Santos Calmon

2007 e 2008 – Anderson de Oliveira Gonzaga e Claudia Maciel S. Gonzaga

2009 e 2010 – Edomir Martins de O. Junior e Maria Eliza T. Martins

Esta nova equipe, dando continuidade ao trabalho abençoado e frutífero realizados pelos irmãos Antonio Carlos, Regina e colaboradores conduziram com dedicação e zelo a boa obra que foi iniciada. Destacamos a seguir algumas programações sociais e espirituais promovidas por estas novas lideranças: acampamentos; acampadentro; comemoração de aniversários; torneio de futebol; cantatas; estudo aos domingos sobre o Catecismo Maior e Breve Catecismo; temas abordados: “como preparar uma liturgia e um estudo bíblico”; mesa redonda com Pr. Hernandes; visita a Casa Lar da Serr; visita e cantata de natal no hospital infantil; evangelismo na praia; vigílias de oração; palestras com os pastores Hernandes, Marcos e Fábio e outros profissionais como: psicólogo, advogado, delegado, sexóloga, missionária, onde foram abordados assuntos como: “nossas escolhas e suas conseqüências, “defesa do meio ambiente sob a ética cristã, “família e consumo”; “bulling”, “a importância de apoiarmos as missões; “meu corpo está se transformando, preciso aprender sobre ele”; “orientações sobre pedofília”, entre outros.

E ainda continua…

Orientadores para o ano de:

2011 – Marcelo Anderson Ribeiro e Ana Rosilma Merízio Ribeiro / Márcia Boechat e Fabiano.

Diretoria Eleita:

Presidente: Victor Peyneau Pôncio
Vice-presidente: Rafael Merízio Ribeiro
1ª Secretária: Larissa Peyneau Pôncio
2ª Secretária: Daniela Santos Calmon

 

Ao assumirmos este ano a função de orientadores, deste grupo de juniores, nos deparamos com pré-adolescentes preparados, motivados e exercendo liderança como: dirigindo os momentos de louvores e abertura das programações; conduzindo as plenárias e, várias iniciativas tais como: escolha de temas para as palestras e eventos sociais, confecção da programação anual entre outros.

Este ano já foram realizadas as seguintes programações:

26/02 – 1º encontro dos juniores onde foi realizado um churrasco e uma dinâmica em grupo onde foi abordada, pelos orientadores, a importância de não fazermos acepção de pessoas, destacando a necessidade de não deixar ninguém de fora das programações e incentivar uns aos outros à comunhão, cooperação e orientação para servir;

27/02 – 1ª Plenária

18 a 20/03 – Participação no Seminário do Prof. Adauto Lourenço, onde foi abordado o tema Criacionismo e finalizando no dia 20/03 com uma mesa redonda com o referido professor, onde foram tiradas muitas dúvidas e curiosidades sobre o tema, e um maravilhoso almoço.

25/03 – Comemoração do aniversário da sócia Luiza Nunes Peyneau;

26/03 – Visita a Fábrica Chocolates Garoto;

27/03 – Plenária

Convém destacar que os pais e os juniores têm valorizado as programações com sua presença e participação. Cremos que poderá ser bem melhor quando todos os pais se engajarem neste grande projeto que nasceu primeiro no coração de Deus e que tem sido executado por pais comprometidos com Deus.

Ainda neste ano há muitas programações para serem feitas e, pela graça de Deus, dentre elas: comemoração de aniversários, eco acampamento (acampamento de barracas), acampamento no sitio da ressaca, palestras abordando temas tais como: prevenção às drogas; amizade, música, entre outros.

Concluindo, este é um breve relato (que pode ser complementado) de como tem sido conduzido o trabalho com os Juniores, nesta igreja, e como Deus tem abençoado os pré-adolescentes e seus pais.

A todos que lideraram, contribuíram e serviram ao Senhor com dedicação, carinho, disponibilidade e amor aos Juniores o nosso muito obrigado! Louvado seja Deus, pois podemos ver hoje, dentre os nossos jovens e adolescentes, os frutos que foram semeados e plantados pelos queridos irmãos, mencionados neste breve histórico, onde podemos constatar em sua grande maioria, moços alicerçados na palavra de Deus, membros e líderes desta igreja.