“… Senhor, ensina-nos a orar…”

Nosso tema mensal (EM ORAÇÃO DIANTE DO TRONO DA GRAÇA) aborda um dos mais importantes assuntos das Escrituras. Os mais renomados teólogos cristãos de todos os tempos sempre lhe dispensaram cuidadosa atenção. Ao longo dos séculos, piedosos homens e mulheres, das mais diversas faixas etárias empregaram o melhor do seu tempo no cultivo de tão importante meio de graça.

Dentre tantas evidências apresentadas na Bíblia, quanto ao valor e significado da oração na vida dos servos do Senhor, gostaria de destacar a solicitação apresentada por um dos discípulos de Jesus, que cuidadosamente foi registrada pelo evangelista Lucas: ”De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos. Então, ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia; perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação.” (Lc 11.1-4)

Do texto bíblico em tela, gostaria de destacar três aspectos de suma importância para todos nós:

01 – A SOLICITAÇÃO – A estória da “lâmpada mágica” de Aladim chama nossa atenção para a importância de saber pedir, pois o “gênio” só atende até três desejos, devendo o solicitante exercer critério, não desperdiçando a oportunidade com futilidades.

O anônimo discípulo foi criterioso na sua solicitação, pois pediu o fundamental, o básico, o indispensável, o imprescindível: “…Senhor, ensina-nos a orar…”. Ele não pediu saúde, riqueza, poder, paz, vida confortável e tranquila, pois qual a importância de tudo isso se o homem não tem comunhão com Deus? Não é ilícito rogarmos a Deus pelos temas acima, porém devemos ter sempre em mente que o mais importante é: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mt 6.33).

Segundo o renomado teólogo J.I. Packer, “não é um exagero dizer que Deus nos criou para orar, que a oração é a atividade mais natural (não a mais fácil) na qual podemos nos envolver e que é a medida de todos nós à vista de Deus.” Também de grande impacto é a afirmação de Murray McCheyne: “O que um homem é sozinho de joelhos diante de Deus, isto é o que ele é e nada mais”.

02 – A QUEM FOI DIRIGIDA A SOLICITAÇÃO – Como quem não tem conhecimento pode ensinar? Como quem não pratica pode ser exemplo? O discípulo pediu à pessoa certa, pois ninguém valorizou mais a oração que o nosso bendito e glorioso Salvador. O ministério terreno de Jesus foi caracterizado pela oração; todos os grandes momentos de sua vida foram antecedidos por intenso clamor ao Pai (Mt 4.1-2, Lc 6.12-16; 9.28-36; 22.39-46). Para Jesus, falar com Deus não era um fardo, um momento sombrio ou tempo perdido, antes um tempo de deleite e refrigério (Mc 1.35).

03 – A RESPOSTA APRESENTADA POR JESUS – O texto nos informa que imediatamente a solicitação foi atendida. Não devemos ser ingênuos imaginando que todos os pedidos apresentados pelos discípulos foram respondidos positivamente. Quando a solicitação era inoportuna, inconveniente, egoísta e contrária ao ensino do Mestre, a resposta era negativa e até com firme censura (Mc 10.35-45 e At 1.6-7). Ao sublime e nobre pedido, Jesus respondeu com doçura e entusiasmo, proporcionando instruções válidas para todos os seus seguidores, para todas as épocas e para todos os lugares.

Que Deus nos ajude a priorizar a oração em nosso viver diário.

Rev. Jailto Lima do Nascimento

One thought on ““… Senhor, ensina-nos a orar…”

  • 8 de junho de 2013 em 11:51
    Permalink

    A paz de Cristo,
    Bendita seja as palavras proferidas pelo amado pastor Jailto, palavras que nos leva a refletir acerca do nosso papel quanto Cristão. Pr Jailton que Deus te guarde sempre

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *