Santificação, uma necessidade urgente

A santificação é uma doutrina bíblica que pode ser encontrada tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. Sem a santificação somos privados de várias benesses espirituais. E mais, ela difere da justificação. A justificação é um ato único que ocorre no tribunal divino, a santificação é um processo contínuo que é realizado em nossa vida, o qual perdurará até a volta de Cristo. A primeira diz respeito ao nosso status em Cristo diante do Pai, a segunda fala acerca do nosso caráter, o qual está sendo conformado à imagem do Filho de Deus. Aqui, vamos destacar, duas verdades acerca da santificação:

1) A santificação é uma evidência da nossa eleição. A Bíblia diz que a nossa eleição ocorreu na eternidade: “assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis” (Ef 1. 4). A Escritura que atesta a verdade supra, também é a mesma que enfatiza que fomos escolhidos para sermos santos. A eleição acontece na eternidade, mas a santificação é realizada na história. Uma acontece no céu, a outra em nossa vida.

​A santificação é a obra de Deus em nós, pois somos transformados de glória em glória, para sermos conformados à imagem do seu Filho. Ela é uma das evidências de que uma pessoa eleita foi salva. Deus nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis. É um engodo, uma falácia considerar-se um eleito ou salvo, mas viver na prática do pecado, pois está escrito: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” (1Jo 3. 9). A nova vida não pende para a pecaminosidade, mas para a santidade.

​O Senhor deseja e ordena que comprovemos a nossa eleição com a santificação. A eleição não é atestada com verborragia nem com discurso, mas, com atos de justiça. Por isso, o apóstolo Pedro, diz: “irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum” (2Pe 1. 10). Noutro lugar, Pedro diz como é autenticada a confirmação da nossa eleição: “[…], mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, […]” (1Pe 2. 11, 12). Portanto, o destaque aqui é: fomos eleitos na eternidade, porém fomos salvos na história, “pela santificação do Espírito” (2Ts 2. 13). De modo que, a santificação é uma prova existencial da nossa eleição e salvação. A verdade bíblica que fomos eleitos antes da fundação do mundo deve ser autenticada pela santidade.

2) A santificação prepara o crente para a glória. A segunda verdade é tão importante quanto a primeira. Leia o que diz a Escritura: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”(Hb 12. 14). A Confissão de Fé de Westminster afirma que: “Os que são eficazmente chamados e regenerados, […], são, além disso, santificados, real e pessoalmente, pela virtude da morte e ressurreição de Cristo, por sua Palavra e por seu Espírito”. E mais, ela diz que: “eles são mais e mais vivificados e fortalecidos em todas as graças salvadoras, para a prática da verdadeira santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor”. O Deus que chama, regenera e santifica, também é o mesmo que habilita o crente para viver uma vida santa.

​O projeto final de Deus para nossa vida é a glorificação. Nossa pátria é o céu de glória. Por isso, Deus exige de nós a santificação. Ele não abre mão de que vivamos para o louvor de sua glória. No céu, para onde vamos, não entra pecado. Na cidade santa, “nunca jamais penetrará cousa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira” (Ap 21. 27). Uma coisa é certa, se quisermos andar com Deus e desfrutar de sua presença santa, então, devemos trilhar o caminho da santidade. A santificação é o instrumento que pavimenta o caminho para a nossa entrada na glória.

​Você já nasceu de novo? Então, busque a santificação.Você que é um filho ou filha de Deus, procure evidenciar a sua eleição. Você foi chamado e justificado? Então, o seu destino é a glória. Nosso destino é o céu, onde Deus “enxugará dos nossos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor” (Ap 21. 4). Saiba, porém, que o Senhor não abre mão da santificação da nossa vida. Aquele que tem a bendita esperança recebe a admoestação bíblica: “E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro” (1Jo 3. 3). Portanto, levantemos bem alto o estandarte da gloriosa doutrina da santificação e ouçamos a voz de Deus: “Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1. 16). Acate a instrução divina. Seja um ouvinte praticante da palavra do Senhor. Você deseja encontrar-se com Deus? Se a sua resposta for sim, logo precisa buscar a santificação, porque esta é condição estabelecida para vê-lo face a face. A propósito, você tem levado a sério a santificação?

Rev. Fabio Henrique de Jesus Caetano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *