Sete estágios da vida de um homem de Deus

O profeta Elias foi um homem poderosamente usado por Deus. Exerceu o seu ministério no período mais sombrio da história de Israel. Corajosamente confrontou o rei Acabe, os profetas de Baal e o povo apóstata de Israel. Sua vida pode ser resumida em sete estágios.

1. Elias no palácio confrontando o rei. Elias, sendo um homem desconhecido, de uma família desconhecida, começa o seu ministério pregando para o rei, no palácio do rei, trazendo uma mensagem de juízo da parte de Deus. Elias entrega uma poderosa mensagem nas altas cortes de Israel, com o propósito de desbancar a credibilidade de Baal, o deus cananita, que estava sendo adorado pelo rei e seus súditos.

2. Elias no deserto sendo tratado por Deus. Depois que Elias anuncia o juízo de Deus sobre Israel, uma severa seca de três anos e meio, Deus o envia ao deserto, onde o sustentou milagrosamente. O deserto não foi um acidente de percurso na vida de Elias, mas uma agenda de Deus. No deserto Deus tratou com ele, antes de usá-lo. Deus está mais interessado em quem nós somos do que no que nós fazemos. Vida com Deus precede trabalho para Deus. Também, no deserto, Elias aprendeu a depender mais do provedor do que da provisão.

3. Elias na fornalha sendo moldado por Deus. Deus ordenou Elias sair do deserto para ir a Sarepta, a fim de ser sustentado por uma mulher viúva, que estava prestes a morrer de fome. A palavra “Sarepta” significa “fornalha, cadinho”. O fogo de Deus, entretanto, não nos destrói, apenas nos purifica. Na fornalha de Deus somos forjados antes de sermos usados por ele. Sair de Querite, no deserto, para atravessar a fronteira de Israel rumo a Sarepta era correr o risco de ser morto pela polícia do rei Acabe. Mas, o Deus que envia é o mesmo que protege. Em Sarepta Elias viu Deus multiplicando o azeite e a farinha da viúva e, também, viu Deus trazendo à vida o seu filho morto. Deus realiza tanto os milagres extraordinários como supre as necessidades ordinárias da vida. Para Deus não há impossíveis.

4. Elias no Carmelo lutando contra os deuses falsos. Deus preparou Elias três anos e meio para usá-lo num único dia no Monte Carmelo. Ali Elias confrontou Acabe, o rei de Israel, chamando-o de perturbador. Também confrontou o povo, que coxeava entre dois pensamentos. Ainda, confrontou os profetas de Baal, chamando-os para um desafio. O mesmo Elias que havia orado para Deus reter as chuvas, agora, ora para Deus enviar o fogo e provar que somente o Senhor é Deus.

5. Elias no topo da montanha lutando com o Deus verdadeiro. Depois que Elias triunfa sobre os profetas de Baal, tirando-os do caminho, ele sobe para o alto do monte e ali, com o rosto em terra, ele luta com Deus, clamando pelas chuvas restauradoras. Elias ora com humildade, intensidade e perseverança e as torrentes abençoadoras caem sobre a terra seca para engrinaldá-la de flores e frutos.

6. Elias na caverna da depressão sendo curado por Deus. Após sua retumbante vitória no Monte Carmelo, Elias recebe uma ameaça de morte da perversa rainha Jezabel. Ele teme, foge e se esconde numa caverna, depressivo, desejando a morte. Elias fraquejou ao tirar os olhos de Deus para colocá-los nas circunstâncias. Elias desejou a morte quando imaginou que não havia mais perspectiva de futuro. Deus, porém, tratou de Elias, alimentou-o, colocando-o para dormir e, ainda, ordenando-o a sair da caverna para o exercício de um estratégico ministério.

7. Elias no Jordão a caminho do céu. Depois que Elias cumpriu todo o propósito de Deus em sua vida, ele foi trasladado e arrebatado ao céu. Uma carruagem de fogo, com cavalos de fogo, apanharam-no e num redemoinho ele foi levado ao céu. Elias foi um homem de Deus, um profeta em cuja boca a palavra de Deus sempre foi a verdade. Ele foi um homem de oração, um servo fiel e obediente, que cumpriu cabalmente o seu ministério.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *