DEUS, O REFÚGIO DO SEU POVO

O Salmo 46 fala de Deus como o refúgio do seu povo. Nos versículos 1 a 3 vemos quem Deus é; nos versículos  4-7 onde Deus está; e, nos versículos 8 a 11, o que Deus faz. Nos versículos 1 a 3 vemos Deus sendo refúgio do seu  povo, quando a natureza está em fúria. Nos versículos 4 a 7 vemos Deus no meio do seu povo, quando este é sitiado  pelos inimigos. Nos versículos 8 a 11 vemos Deus desbaratando os inimigos, impondo a eles completa derrota.
Diante da convulsão da natureza e das catástrofes naturais somos desafiados a não temer (v. 2). Diante do  cerco do inimigo, somos conclamados a não ficar abalados (v. 5). Diante dos poderosos feitos de Deus, colocando  termo à guerra e neutralizando seus instrumentos de destruição, somos exortados a compreender a singularidade de  Deus, que é exaltado entre as nações.
Destacaremos, portanto, esses três aspectos deste Salmo: 

  1. A proteção de Deus (Sl 46.1-3). Não precisamos viver dominados pelo medo, porque Deus é o nosso  refúgio, quando somos acuados pelas circunstâncias. Não precisamos sucumbir ao temor porque Deus é a nossa  fortaleza, quando o maligno nos assalta. Não precisamos ficar intimidados com as tribulações, porque mesmo nesse  beco sem saída, Deus é o nosso socorro bem presente. Não precisamos viver prisioneiros do medo nem mesmo diante  das catástrofes da natureza. Terra transtornada, montes se abalando no seio dos mares e águas revoltas a ponto de  abalar e estremecer os montes é uma descrição de terror, que coloca em pânico até mesmo os poderosos. Mesmo  nessas circunstâncias radicais, de total vulnerabilidade humana, não precisamos temer. A vitória sobre o medo não  decorre de nossa força, mas da proteção divina. 
  2. Apresença de Deus (Sl 46.4-7). O povo de Deus, mesmo cercado por inimigos perigosos, tem sua alegria  renovada pela presença do rio da graça que flui do trono de Deus. Acidade de Deus, simbolizada por Jerusalém, é uma  descrição de seu próprio povo. Nessa cidade está a morada do Altíssimo. Somos a habitação de Deus. Somos o templo  do Espírito Santo. Deus habita na igreja. Deus está no meio da igreja. Por isso, ela jamais será abalada. Deus é o seu  ajudador, por isso, os inimigos não podem prevalecer contra ela. Mesmo que os inimigos sejam muitos e poderosos,  mesmo que as nações se enfureçam e os reinos deste mundo se levantem contra Cristo e sua igreja, a cidade de Deus  jamais fica abalada, porque o Senhor dos Exércitos está com ela. O Deus de Jacó, o Deus da aliança, é o seu refúgio.  
  3. O poder de Deus (Sl 46.8-11). O povo de Deus é convidado a vir e ver as obras do Senhor. Ele é quem abate  os poderosos, faz despencar os arrogantes e despede vazios os ricos. Ele é quem coloca um ponto final na guerra e  impõe uma acachapante derrota aos seus inimigos. Ele é quem desbarata os exércitos inimigos e quem torna em  sucata os instrumentos de guerra. Deus abate reinos e destrona reis. Os reinos deste mundo passam. Os poderosos  deste século são dissipados com o sopro do Deus Todo-poderoso. O Senhor vindica a sua própria glória, pois é  exaltado em toda a terra. 

    O salmista conclui esta canção, repetindo a monumental declaração: “O SENHOR dos Exércitos está  conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” (Sl 46.7,11). Se aquele que tem as hostes celestiais sob seu comando, o  Deus Todo-Poderoso está conosco, não precisamos ter medo; se o Deus de Jacó, o Deus de toda a graça, é o nosso  refúgio, jamais precisamos viver abalados. Foi fundamentado neste Salmo que Martinho Lutero escreveu a  marselhesa da Reforma, o hino “Castelo Forte”. Milênios passam, séculos ficam para trás e anos voam nas asas do  vento, mas Deus continua sendo o nosso refúgio e a nossa fortaleza, de geração em geração.

Rev. Hernandes Dias Lopes 

2 thoughts on “DEUS, O REFÚGIO DO SEU POVO

  • 25 de janeiro de 2021 em 11:29
    Permalink

    Bom dia, os textos publicados renovam as nossas forças, aumentam a nossa fé e nos incentivam a ler e estudar cada vez mais a Palavra de Deus, Obrigada pelas publicações, que o Senhor continue inspirando os pastores que escrevem e publicam esses maravilhosos textos.

    Resposta
  • 26 de julho de 2022 em 15:10
    Permalink

    GLÓRIA A DEUS!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *