A LOUCURA DE TROCAR O SENHOR POR OUTROS DEUSES

“Muitas serão as penas dos que trocam o SENHOR por outros deuses;…” (Sl 16.4).

O rei Davi destaca na passagem em tela a loucura de trocar o Senhor por outros deuses, pois isso implica em sofrer muitas penas. Quero, aqui, elencar a insensatez dessa troca.
Em primeiro lugar, trocar o Senhor por outros deuses é insensatez porque o Senhor é o único Deus vivo e verdadeiro. Os deuses dos povos foram forjados pela mente humana. Não importa quão antigo são ou quantos adeptos têm, esses deuses são uma nulidade. Porém, o Senhor fez o céu e a terra. Ele reina e faz todas as coisas conforme o conselho de sua vontade. Ele levanta reinos e abate reinos. Coloca reis no trono e os faz apear de lá.
Em segundo lugar, trocar o Senhor por outros deuses é insensatez porque o Senhor não deixará impunes os adoradores de falsos deuses. Deus requer ser adorado com exclusividade. O primeiro mandamento da lei de Deus é claro: “Não terás outros deuses diante de mim.” (Êx 20.3). O segundo mandamento é categórico: “Não farás para ti imagem de escultura. […] Não as adorarás.” (Êx 20.4,5). Aqueles que incorrem nessas transgressões atrairão sobre si mesmos justo juízo e sofrerão muitas penas.
Em terceiro lugar, trocar o Senhor por outros deuses é insensatez porque aqueles que assim fazem jamais verão a salvação de Deus. A idolatria e a feitiçaria são pecados abomináveis aos olhos de Deus. Prestar culto a imagens ou venerar a outros deuses é afrontar o Deus vivo. Aqueles que rejeitam ao Senhor, escarnecem de sua santidade e aqueles que se prostram diante deuses fabricados pela arte e imaginação humana não herdarão o reino de Deus.
Em quarto lugar, trocar o Senhor por outros deuses é insensatez porque os outros deuses são um laço para a alma. Os outros deuses nada sabem e nada podem, mas a cegueira da idolatria e da feitiçaria entenebrece a mente, calcifica a consciência e endurece o coração. Essas práticas não apenas profanam o nome de Deus e deturpam o culto verdadeiro, mas arrastam as pessoas para o abismo mais profundoda degradação espiritual e para as trevas mais espessas da corrupção moral.
Em quinto lugar, trocar o Senhor por outros deuses é insensatez porque esses deuses precisam ser servidos, mas não têm poder para salvar. Os deuses dos povos precisam ser servidos, mas o Deus verdadeiro não é servido por mãos humanas. Esses deuses precisam de oferendas, mas o Deus verdadeiro de nada precisa, e não é servido por mãos humanas, antes é ele quem a todos dá vida, respiração e tudo mais. Nele vivemos, nos movemos e existimos. Ele é o criador, o provedor e o redentor. E fora dele não há salvação.
Em sexto lugar, trocar o Senhor por outros deuses é insensatez porque esses deuses atraem maldição e não bênção. Eles deuses, sendo espíritos caídos ou imagens de escultura, nada são e nada podem, porém,o que está por trás deles é o diabo e suas hostes. O diabo não tem nada para oferecer,senão o engano. O diabo sendo ladrão, veio para roubar, matar e destruir. Todos aqueles que trocam o Senhor por outros deuses, serão enganados pela mentira e sofrerão penalidade de eterna destruição.
Que a nação brasileira se arrependa de ir após outros deuses e que todos nósnos voltemos para o Deus verdadeiro. Que o busquemos enquanto podemos achá-lo e que o invoquemos enquanto ele está perto. Do contrário, o alerta divino está posto diante de nós: “Muitas serão as penas dos que trocam o SENHOR por outros deuses;…” (Sl 16.4).

Rev. Hernandes Dias Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *