A BÍBLIA, O LIVRO DOS LIVROS

A Bíblia é a biblioteca do Espírito Santo, o livro dos livros. Ela é inspirada por Deus e foi revelada a homens santos de Deus. Sua mensagem é inspirada. Seu conteúdo é infalível. Suas profecias são inerrantes. Sua suficiência é absoluta.

A bíblia é o livro mais traduzido para outros idiomas e o mais distribuído na história. Já passam de quatro bilhões de exemplares. Quanto mais ela é proibida, perseguida, queimada e atacada, mais ela é lida, pregada e distribuída.

A Bíblia é a bigorna de Deus que tem quebrado o martelo dos críticos. Ela tem saído incólume das fogueiras da intolerância; tem triunfado sobre as críticas tóxicas dos agnósticos e ateus; tem prevalecido sobre as afrontas ruidosas dos escarnecedores. Sua marcha impávida é vitoriosa. Seus inimigos caem no esquecimento. Os arroubos contra ela minguam. Os estardalhaços para desacreditá-la calam-se. Os argumentos contra sua veracidade viram pó. A Bíblia é a revelação que Deus faz de si mesmo e de suas obras. Não poderíamos conhecer a Deus se ele não tivesse se revelado a nós. A Bíblia é o conteúdo de toda a revelação que Deus nos fez saber, a fim de o conhecermos e vivermos de modo digno do seu nome. A Palavra de Deus é verdadeira e plenamente confiável. Ela não pode falhar. Destacamos, aqui, três verdades magnas sobre a Bíblia:

Em primeiro lugar, a Bíblia é divina quanto à sua origem. Nenhuma mente humana, por mais erudita, poderia conceber a Bíblia. Seu conteúdo não é resultado de uma investigação humana, mas da revelação divina. Seu conteúdo não precisa ser atualizado nem sua mensagem ressignificada. Ela é sempre atual, viva e poderosa. A Bíblia é divinamente inspirada. Por isso, jamais fica obsoleta ou ultrapassada. É sempre oportuna, poderosa e eficaz. Ela não é velha nem nova, é eterna!

Em segundo lugar, a Bíblia é exclusiva quanto ao seu propósito. O propósito da Bíblia é nos fazer conhecer a Deus o Pai, por intermédio de Deus o Filho, pela ação de Deus o Espírito Santo. O conhecimento do Deus Trino é a própria essência da vida eterna. Toda a vontade de Deus para nós está registrada na Bíblia. Temos nela uma fonte inesgotável de promessas, uma mina inexaurível de tesouros eternos.

Em terceiro lugar, a Bíblia é singular quanto a seus resultados. A Bíblia, sendo a Palavra de Deus, produz os resultados para os quais o próprio Deus estabeleceu para ela. Ela restaura a alma e dá sabedoria aos símplices; ela alegra o coração e ilumina os olhos. Por meio dela somos instruídos, educados, admoestados e disciplinados. Por meio dela nascemos, crescemos e somos fortalecidos com poder. Por meio dela somos santificados, para tornamo-nos semelhantes a Cristo, o Senhor.

A Bíblia prova ser Palavra de Deus pela sua unidade na diversidade. São mais de quarenta escritores, de lugares diferentes, tempos diferentes sem jamais entrar em rota de colisão. Há uma plena harmonia de conteúdo, significado e propósito. A Bíblia prova, ainda, ser a Palavra de Deus pelo cumprimento fiel e rigoroso de todas as suas centenas de profecias. Deus escreve a história antes de ela acontecer. Ele sabe o fim desde o princípio. Por fim, a Bíblia se impõe como Palavra de Deus pelo seu poder transformador. Ela tem vida em si mesma. Ela é a própria voz de Deus eloquente, poderosa e invencível.

Os Reformadores do século XVI compreenderam que a Bíblia não tem concorrentes. Não é a Bíblia e a tradição. É só a Bíblia.O Sola Scriptura é um estandarte que ainda tremula no mastro da história e há de tremular até Jesus voltar em glória, porque sendo ela eterna jamais poderá ser desgastada pelo tempo; tendo ela origem em Deus, jamais poderá ser derrotada pelos homens; sendo ela infalível, jamais poderá ser refutada pelas falaciosas teorias humanas!

Rev. Hernandes Dias Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *