A PROVIDÊNCIA DE DEUS
O modo sábio e soberano do agir divino
“… Os olhos do SENHOR, vosso Deus, estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano”. Deuteronômio 11.12
Estamos vivenciando os primeiros dias do novo ano. Ainda retemos na memória alguns episódios não muito agradáveis do ano que se findou, porém, a grande maioria está decidida a não ser controlada por frustrações, desapontamentos e alvos não alcançados. Os dissabores possuem um papel pedagógico em nossa trajetória de vida, eles nos alertam para nossa condição de seres humanos finitos, somos “como um sono, como a relva que floresce de madrugada; de madrugada, viceja e floresce; à tarde, murcha e seca” (Salmos 90.5-6). Nossa fragilidade nos assusta e em alguns casos causa completa paralisia, pânico quanto aos dias vindouros, terror pela ausência de controle pleno sobre as circunstâncias que se fazem presentes em nossa jornada diária.
O agir sábio e poderoso de Deus sobre sua criação é denominado de providência, ensino bíblico escolhido pelo Conselho como tema anual de nossa igreja. Deus não somente é o Todo-poderoso Criador, ele também é o sábio, santo, amoroso e misericordioso governador de toda a sua criação. Ele é o “soberano Senhor do que é feito”, como afirmou o poeta sacro. Seu domínio abrange o vasto universo com suas galáxias ainda inexploradas e alcança tudo que compreende o microcosmo (Salmos 24.1). Conhecer o ensino bíblico sobre a presença, a proteção e a provisão de Deus para com o seu povo é o verdadeiro antídoto contra o pessimismo, murmuração, vitimismo e inércia diante dos desafios que haveremos de enfrentar ao longo de 2025.
Deus é fiel a si mesmo e suas promessas jamais deixarão de se cumprir. Devemos viver cada dia do novo ano certos de que desfrutaremos de seu cuidado paternal e seu agir providencial no suprimento de todas as nossas necessidades (Salmos 23). Ele conhece com precisão tudo que pensamos e sentimos, nada está oculto aos seus olhos. Ele é poderoso para enviar no tempo certo e na medida exata aquilo que é necessário para nossa manutenção e satisfação. Não nos falta conhecimento da complexidade dos cenários pessoal, familiar, eclesiástico, em nosso país e no mundo, porém, estamos seguros que os olhos e agir de Deus nos acompanharão “desde o principio até ao fim do ano”.
Somos privilegiados por sermos filhos de Deus, resgatados pelo precioso e completo sacrifício de Cristo Jesus na cruz do calvário. Nossa atual condição nos faculta descansar no agir providencial do Pai Celeste que diuturnamente vela por nós. Não há situação, local, horário, ou outra qualquer coisa que inviabilize a ação graciosa do Senhor em favor dos seus (Isaías 46.3-4). Como filhos devemos responder à fidelidade divina com diligência no acolhimento de seus mandamentos, amor para com o nosso supremo benfeitor e a consagração de nossas vidas ao seu serviço (Deuteronômio 11.13). Seja o novo ano um campo fértil para o nosso desenvolvimento em todas as áreas da vida. Tempo de utilização das oportunidades e desafios para nosso crescimento na graça e no conhecimento de nosso senhor Jesus Cristo. Tempo de consagração de dons e talentos para a glória de Deus e serviço ao próximo.
Rev. Jailto Lima do Nascimento