Como restaurar relacionamentos quebrados

Os relacionamentos mais íntimos podem adoecer. As amizades mais próximas podem se acidentar nos rochedos das decepções e das mágoas. As palavras de amor podem ser substituídas pelas acusações ferinas; os abraços fraternos podem ser trocados pelo afastamento gelado; a alegria da comunhão pode ser perturbada pela tristeza da mágoa.

Os relacionamentos adoecem na família, na igreja e no trabalho. Pessoas que andaram juntas e comungaram dos mesmos sentimentos e ideais, afastam-se. Cônjuges que fizeram votos de amor no altar, ferem um ao outro com palavras duras. Amigos que celebravam juntos as venturas da vida, distanciam-se. Parentes que degustavam as finas iguarias no banquete da fraternidade, recuam amargurados. Irmãos que celebravam festa ao Senhor no mesmo altar, apartam-se tomados por gélida indiferença.

Como podemos restaurar esses relacionamentos quebrados? Como podemos despojar-nos da mágoa que nos atormenta? Como podemos buscar o caminho do perdão e tomar de volta aquilo que o inimigo saqueou da nossa vida?

1. Reconhecendo nossa própria culpa na quebra desses relaciomentos. É mais fácil acusar os outros do que reconhecer nossos próprios erros. É mais fácil ver os erros dos outros do que admitir os nossos próprios. É mais cômodo recolher-nos na caverna da auto-piedade do que admitir com honestidade a nossa própria culpa. A cura dos relacionamentos começa com o correto diagnóstico das causas que provocaram as feridas. E um diagnóstico honesto passa pela admissão da nossa própria culpa.

2. Tomando atitudes práticas de construir pontes de aproximação em vez de cavar abismos de separação. A honestidade de reconhecer nossa culpa e a humildade de dizer isso para a pessoa que está magoada conosco é o caminho mais curto e mais seguro para termos vitória na restauração dos relacionamentos quebrados. Jesus Cristo nos ensinou a tomar a iniciativa de buscar o perdão e a reconciliação. Não podemos ficar na retaguarda, nos enchendo de supostas razões, esperando que os outros tomem a iniciativa. Devemos nós mesmos dar o primeiro passo. Deus honrará essa atitude.

3. Tomando a atitude de perdoar a pessoa que está magoada conosco assim como Deus em Cristo nos perdoou. É mais fácil falar de perdão do que perdoar. O perdão não é coisa fácil, mas ele é necessário. Não podemos ser verdadeiros cristãos sem o exercício do perdão. O perdão também não é coisa rasa. Não podemos nos contentar com uma cura superficial dos relacionamentos feridos. Não podemos ignorar o poder da mágoa nem achar que o silêncio ou o tempo, por si mesmos, possam trazer cura para esses relacionamentos quebrados. O perdão é mais do que sentimento, é uma atitude. Devemos perdoar porque fomos perdoados e devemos perdoar como fomos perdoados. Devemos apagar os registros que temos guardado nos arquivos da nossa memória. Não devemos cobrar mais aquilo que já perdoamos nem lançar mais no rosto da pessoa aquilo que já resolvemos aos pés do Salvador. O perdão é um milagre. Ele é obra da graça de Deus em nós e através de nós. É dessa fonte da graça que emana a cura para os relaciomentos quebrados. Que Deus nos dê a alegria da cura dos relacionamentos no banquete da reconciliação!

20 thoughts on “Como restaurar relacionamentos quebrados

  • 2 de março de 2010 em 11:10
    Permalink

    Que mensagem edificante! O perdão é mesmo um milagre…pois quando oramos por quem nos persegue, sentimos paz e qualquer sentimento ruim fica longe da nossa alma…

    Resposta
  • 5 de março de 2010 em 1:55
    Permalink

    Pastor parabéns seu website eh sempre um banquete de Deus para minha vida.
    Deus te abençõe

    Resposta
  • 10 de março de 2010 em 7:36
    Permalink

    Rev. Parabéns.
    Deus continue concedendo ao amado discernimento e sabedoria para escrever sobre assuntos tão edificantes.

    Resposta
  • 14 de março de 2010 em 15:48
    Permalink

    Pastor..
    Graça e Paz!!

    Assisti esta pregação na TV e me apaixonei..chorei muito e adorei este website..Que Deus continue o abençoando com a sabedoria dos céus, mais e mais..
    Grande abraço..

    Resposta
  • 23 de março de 2010 em 12:04
    Permalink

    Embora é uma excelente mensagem o Rev. Hernandes por ser um pregador bíblico deveria acrescentar os textos bíblicos que confirmem suas conclusões…
    É só…

    Resposta
  • 28 de março de 2010 em 11:38
    Permalink

    Amado rev. o amamos muito,que Deus o conserve
    assim como uma boa oliveira juntas as aguas,cmo devemos a vc por sua imensa edificaçao ,com que tem nos edificado no Reino do Pai.
    forte abraço no amor de Jesus.

    Resposta
  • 6 de abril de 2010 em 14:56
    Permalink

    Pastor Hernandes dias, que Deus te abençoe sempre!
    tenho me edificado muito em suas conclusões e estudos, agradeço a Deus por ter descoberto este site
    fica na santa paz.

    Resposta
  • 24 de abril de 2010 em 14:40
    Permalink

    rev. sinto-me edificado com suas menssagens que DEUS continue abençoando o senhor e sua familia.

    Resposta
  • 30 de abril de 2010 em 11:48
    Permalink

    Amado Pastor Hernandes,

    gostaria de te dizer que louvo a Deus pela sua vida, pelo seu ministério, e pela palavra que o Senhor Jesus sempre te usa para trazer aos nossos corações. Eu te vejo como um homem sério nas coisas de Deus e como um profeta que Deus usa poderosamente através das suas pregações e ensino da Palavra.
    Obrigada,
    continue o bom combate, e que o Senhor Jesus supra todas as suas necessidades em Cristo Jesus.
    Lembre-se, tudo pode parecer um caos ao nosso redor, ao seu redor mas a terra era sem forma e vazia, um caos ATÉ que: DEUS FALOU. E depois que Deus falou, tudo se transformou. E Deus já falou na sua vida meu amado irmão. A Palavra de Deus está cheia de promessas E Ele JÁ falou, o caos não existe mais. Você é homem muito amado.
    No Senhor Jesus,

    Maria Aparecida

    Resposta
  • 4 de agosto de 2010 em 11:14
    Permalink

    Que mensagem maravilhosa e edificadora!
    Precisamos viver de acordo com a Palavra do Senhor, só assim seremos sarados de corpo, alma e espírito!

    Resposta
  • 13 de agosto de 2010 em 16:35
    Permalink

    Olá pastor como vai? antes gostaria de dizer que o admiro muito pela sua simplicidade, objetividade e humildade ao expor a santa palavra de DEUS. Que o ETERNO Continue a lhe abençoar, para que voce possa sempre ser abençoador.. mas agora me tire uma duvida: o que quer dizer com: “tomar de volta aquilo que o inimgo saqueou de nossas vidas?” seria o mesmo de restituir?

    Resposta
  • 15 de agosto de 2010 em 18:16
    Permalink

    Rev. Hernandes

    Tenho sido abençoada através do seu programa Verdade e Vida que assisto todos os sábados.
    Gostei muito desta mensagem, perdoar é realmente um milagre.
    A paz!
    Adileia

    Resposta
  • 30 de agosto de 2010 em 12:20
    Permalink

    Muitas vezes em nossas vidas nos sentimos como vítimas e nos esquecemos dos ensinamentos das Escrituras Sagradas,mas todo aquele que nasceu de novo tem por erança do Espirito Santo o dom do perdao.Rev.Hernanes suas mensagens sao muito edificante, a paz do nosso Senhor Jesus Cristo o que reina para sempre.

    Resposta
  • 19 de setembro de 2010 em 11:56
    Permalink

    É um tema que muito me emociona. Mas concordo com a Rebeh. Gostaria que, por ser um texto bíblico, o pastor acrescentasse, nele, referências bíblicas para confirmar e podermos divulgá-lo com mais segurança,além de enriquece-lo.

    Resposta
  • 22 de setembro de 2010 em 13:36
    Permalink

    pastor, sempre ouco seu programa pela internet,tem sempre sido bencao para min e meu esposo.Realmente so o perdao cura feridas deixadas ,por um passado de dor!DEUS e maravilhoso nos perdoando sempre ,e nos dando a oportunidade de perdoar tbm ,oq nao e facil ,+ Ele nos capacita.
    DEus o abencoe ricamente !!!!

    Resposta
  • 15 de outubro de 2010 em 9:39
    Permalink

    pastor Hernandes voce é pra mim um exemplo de um homem e pregador biblico.Gostaria de ter oportunidade de um dia conversar com voce a viva voz.Tenho livros seus e muitas mensagens biblica.Continue assim. Parabens pelo seu praograma.Mande-me alguma coisa que pode me ajhudar no meu poastorado.
    um abraço
    do pastor Nivanildo

    Resposta
  • 25 de outubro de 2010 em 16:08
    Permalink

    Caro Pr. Hernandes,

    Percebo a cada dia que é muito difìcil restaurar
    relecionamentos, principalmente, entre irmãos consanguineos.
    E esta deficiência existem em quase todas as famílias.

    O mais triste é que ela se destaca nas famílias cristãs.
    Já li alguns livros sobre este tema, porém, tenho visto pouco resultado.
    O que vejo é muita inveja, desprezo, falta de comunhão, uns driblando outros causando separação e não se dando conta que são atores e estão no palco de um teatro onde a maior platéia são as hostes satãnicas.

    Muitas vezes me vejo neste palco teatral.
    Mesmo assim agradeço a Deus por me dar conta disto e tentar vencer estas barreiras o que não tem sido fácil.
    Parabéns pelo programa Palavra da Verdade e VERDADE E VIDA AOS SÁBADOS PELA MANHÃ.

    Que Deus continue o abençoando

    Resposta
  • 27 de novembro de 2010 em 8:14
    Permalink

    Pastor Hernades, tive o privilégio de ser pastoreada pelo Senhor. Aprendi muito com a sua sua postura de vida cristã! Hoje devido a mudança de endereço só posso de ouvir mediante a TV, Internet e livros, mas nas circunstãncias da vida cotidiana e espiritual me espelho em sua postura, em seu exemplo significativo de vida cristã e no seu agir diante das circunstancias. Posso afirmar com toda certeza cristo vive em ti de forma abundante. Deus lhe abençoe!
    Lucineia Vargas

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *