Dez razões para você ser um aluno da Escola Dominical

A Escola Dominical foi criada em 1780, em Gloucester, na Inglaterra, porém, o estudo sistemático da Bíblia é uma prática do povo de Deus, desde os tempos mais remotos. Os […]

A Escola Dominical foi criada em 1780, em Gloucester, na Inglaterra, porém, o estudo sistemático da Bíblia é uma prática do povo de Deus, desde os tempos mais remotos. Os períodos mais robustos da igreja foram aqueles em que as famílias tinham prazer e deleite no estudo da Bíblia e faziam dessa prática uma oportunidade para trazer pessoas a Cristo e discipulá-las. Elencamos dez vantagens de ser um aluno da Escola Bíblica Dominical:

1. Porque o Domingo é o dia do Senhor e devemos nos deleitar em Deus. A secularização tem levado muitos crentes a fazerem uma agenda pessoal para se dedicar ao esporte e ao lazer no domingo, deixando de consagrar esse dia para adoração e descanso, conforme ensina as Escrituras.

2. Porque quando nos reunimos na casa de Deus estamos cumprindo um mandamento divino. A palavra de Deus diz que não devemos deixar de congregar, conforme o costume de alguns. Muitas são as distrações que podem nos afastar do culto e do estudo das Escrituras na Escola Dominical. Muitos são os interesses que podem nos levar para longe de nossa máxima prioridade que é glorificar a Deus e buscar em primeiro lugar o seu reino.

3. Porque somos uma família e devemos nos estimular uns aos outros à piedade cristã. Há lugar para o estudo particular e individual das Escrituras, mas há, também, o momento oportuno para nos reunirmos, como família da fé, como rebanho de Cristo, para sermos exortados e estimulados mutuamente na carreira cristã.

4. Porque devemos exercitar nossos dons espirituais para a edificação do corpo de Cristo. Quando a igreja se reúne em culto público e também em classes para o estudo da Bíblia, colocamos os dons que Deus nos deu a serviço da edificação mútua. Aqueles que têm o dom de ensino, repartem com os outros o rico alimento que receberam de Deus e assim, suprem em Cristo, as necessidades espirituais dos santos.

5. Porque a vida é um constante aprendizado e precisamos crescer no conhecimento e na graça. Sempre que abrimos as Escrituras tiramos desse reservatório inesgotável tesouros preciosos, lições oportunas e ensinamentos necessários para o nosso crescimento espiritual.

6. Porque um dia na Casa de Deus vale mais do que mil dias nas tendas da perversidade. Aquele que foi alcançado pela graça de Deus não tem mais prazer nas tendas da perversidade, antes o seu prazer está em Deus. Ao contrário da geração do profeta Malaquias, que dizia acerca do culto: “Que canseira!”, o povo de Deus diz: “A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor” e ainda testemunha: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor”.

7. Porque na Escola Dominical há estudo interativo da Palavra de Deus. Na Escola Dominical cada aluno pode participar, perguntar, interagir e aprender a Palavra de Deus. Pelo fato do estudo ser um grupos menores, no formato de uma classe, o aprendizado torna-se mais acessível e pessoalizado.

8. Porque o aprendizado da Palavra de Deus está ao alcance de todos. A pessoa que está dando os primeiros passos na carreira cristã e o crente mais maduro na fé aprendem a Palavra de Deus de acordo com o nível em que se encontra. O processo ensino-aprendizado é endereçado a todos, sem acepção e sem exceção. Todos somos alunos. E todos estamos debaixo da autoridade das Escrituras.

9. Porque o aprendizado da Palavra de Deus visa a transformação da vida. Não estudamos a Bíblia apenas para aumentar o nosso conhecimento acerca das verdades eternas. Estudamo-la para sermos transformados de glória em glória na imagem de Cristo. À medida que estudamos a Bíblia, ela nos sonda. Quanto mais nos aproximamos da Bíblia, mais nos distanciamos do pecado.

10. Porque a Escola Dominical é a maior escola do mundo. Essa é a maior escola do mundo. Está presente em praticamente todas as nações. Tem milhões de alunos aplicados que estudam domingo após domingo, sem jamais receberem diploma de conclusão. Quanto mais estudamos a Bíblia mais entendemos que só estamos arranhando sua superfície. Ela é a Palavra de Deus. Viva e eficaz!

Rev. Hernandes Dias Lopes