A vida do lado de cá x a vida do lado de lá

A REAÇÃO CRISTÃ ANTE O SOFRIMENTO HUMANO

A Bíblia ensina que Deus tem reservado para os seus um lugar glorioso. O céu é tanto um lugar como um estado. Acerca dessa verdade ela diz: “e lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap 21.4). Esse texto relata uma visão gloriosa, consoladora da vida do lado de lá, onde não haverá mais tristeza, onde o sofrimento tomará asas e as nossas lágrimas serão enxugadas definitivamente. Porém, do lado de cá, as lágrimas continuam sendo vertidas, sonhos não são concretizados, somos traídos e machucados, os abortos de relacionamentos continuam acontecendo impiedosamente. Nessa vida perdemos entes queridos de forma repentina e dolorosa; enfim, aqui, do lado de cá, as dores continuam a nos incomodar. A pergunta que temos que fazer é está: Qual a reação cristã ante o sofrimento humano? Primeiro vejamos as reações apresentadas fora do cristianismo:

A reação estóica. O pensamento estóico é o da imperturbabilidade filosófica. Esta escola filosófica ensinava a paz de mente em meio ao sofrimento. Seu método era simples. Os estóicos acreditavam que diante do destino que era imutável e governado por causas físicas mecanicamente fechadas, a única forma de vencer era controlar os sentimentos permanecendo impassível ante a dor.

A reação docética. O docetismo diz que o sofrimento não é real. O docetismo, que foi uma degeneração do gnosticismo, negava a plena realidade da natureza humana de Jesus. Hoje, o docético moderno, trata o sofrimento como uma ilusão, ou seja, ele nega o sofrimento.

A reação hedonista. Os epicureus ensinavam que o homem foi criado para ter prazer. O hedonismo é um sistema de pensamento onde o fim último da vida é a busca desenfreada pelo prazer. Portanto, o hedonista busca refúgio e alívio da sua dor no prazer. Ele busca equilibrar a sua dor com o prazer. A idéia hedonista é sobrepujar a sua dor buscando mais e mais prazer.

A reação cristã. A reação cristã quanto à vida do lado de cá é realiasta. Ela não nega o sofrimento, nem a dor, nem as aflições, nem as frustrações e decepções. Jesus deixou claro que no mundo teríamos aflições, que não estaríamos imunes à dor, às perdas, às dificuldades dessa vida em quaisquer níveis. Contudo, a reação cristã também é otimista. Jesus disse que assim como Ele venceu o mundo, poderíamos ter bom ânimo para enfrentarmos o sofrimento até o fim. A reação cristã é, portanto, tanto realista quanto otimista. Temos a garantia da sua presença conosco (Mt 28:20), sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:28), que somos guardados pelo seu poder ( I Pe 1:5), que nos aguarda uma herança imarcescível, que não murcha, (I Pe1:4) e que no fim todas as lágrimas serão definitivamente enxugadas. Portanto, meus irmãos, devemos reagir ao sofrimento realisticamente, pois ele existe e está presente na nossa história temporal, mas de maneira otimista podemos enfrentá-lo com santidade de vida e confiança no Deus Eterno que dirige a nossa história. Deus nos abençoe.

Rev. Marcus Nolasco de Abreu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *