Dia do Homem Presbiteriano

HOMENS EM LUTA

 Para onde estamos indo ?

Os homens de uma forma geral tem mudado o seu estilo de vida, nestes últimos tempos. Vêm perdendo espaço a cada dia na vida em sociedade, seja na vida secular (estudantil, profissional, etc), na Igreja e no lar, praticamente em todos os segmentos da sociedade em que está inserido. Cada vez mais aumenta a inclusão das mulheres nos espaços dos homens, através de mudanças de estatutos, regimentos, constituições e em quase todas as organizações sociais e eclesiásticas. Os especialistas da área familiar, tem nos dito, o quanto a sociedade tem perdido, pelo enfraquecimento das estruturas familiares, que tem se dado, pela ausência do Pai na formação educacional dos filhos. As famílias vêm se alto destruindo em função da sua desestruturação por falta da liderança masculina, estabelecida por Deus. As mulheres vêm ocupando com muita dignidade, estes espaços, deixados irresponsavelmente pelos homens, principalmente na área familiar. Sabemos perfeitamente pela orientação da Palavra de Deus que o privilegio de chefe do lar é do Homem, outorgado por Deus, o que não diminui em nada o papel das mulheres nesta estrutura, pois elas têm privilégios que só a elas foi concedido por Deus, que é o de ser mãe. A Palavra de Deus distingue perfeitamente o papel da mulher e o do homem, e Ele sabe o que é melhor. Gostaria de trazer este assunto para ser tratado no campo de nossa área de atuação na Igreja, ou seja, para nossas UPH’s. Com certeza este é o melhor local para debatermos esta matéria, pois é o nosso campo de trabalho e desenvolvimento espiritual, é na UPH, ou deveria ser, onde deveríamos tratar de todos os assuntos concernentes ao papel do Homem na Sociedade, no Lar e na Igreja. O Homem Presbiteriano precisa ter em mente a importância do Trabalho Masculino para a IPB, mesmo que as lideranças maiores da Igreja não pensem assim. Nós somos, ou precisamos ser, a base de sustentação , tanto material como espiritual de nossas Igrejas. Da mesma forma, precisamos ser uma liderança eficaz na formação de famílias bem estruturadas, que vivam na dependência de Deus e a serviço D’Ele. Na Sociedade onde vivemos, precisamos ser exemplos de vida e dignidade, respeitados e honrados, por refletir a gloria de Jesus, onde quer que estejamos. “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre o monte” (Mt. 5:14).

“E todos nós, com rosto desvendado, contemplando, como por espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (II Cor. 3:18)

Sabedores que somos de que o Trabalho Masculino na IPB, precisa ser exemplar para as demais Sociedades Internas, e que para tanto precisamos nos dedicar com muito mais afinco e constancia do que temos feito até agora, para atingirmos as melhorias que se fazem necessárias e também melhorarmos a performance  de atuação de nossas UPH’s.
É preciso que todos tenhamos a plena consciência de que esta é uma obra de Deus, e é Ele quem supre e nos capacita. Portanto, tudo deve ser feito sob incessante oração. Somente com o propósito e o compromisso de oração, de toda a liderança envolvida com a CNHP, poderemos atingir metas e objetivos, e mudar este estado de coisas.

 

“DISPONHAMO-NOS E EDIFIQUEMOS. E FORTALECERAM AS MÃOS PARA A BOA OBRA.”  (Ne.2:18b)

 

Por: Pb. Haroldo Peyneau

        SGTM

One thought on “Dia do Homem Presbiteriano

  • 1 de fevereiro de 2015 em 11:27
    Permalink

    Concordo com o texto e creio que o homem está encolhendo frente ao fato da mulher estar tomando à frente em tudo! Temos que tomar cuidado para que as coisas ñ saiam do controle, do equilíbrio, pq depois ñ adianta as mulheres começarem a reclamar que o homem está se tornando passivo e vice-versa! Equilíbrio em td é muito bom!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *