NÃO ENTRE POR ESSE CAMINHO

O profeta Isaías, fazendo um diagnóstico da sociedade de Judá, elenca vários “ais” que apontam para o juízo de  Deus àqueles que seguem o caminho sinuoso do pecado. Vejamos: 

  1. O caminho da ganância insaciável (Is 5.8). “Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que  não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra!”. A Bíblia não condena a riqueza, mas a usura.  Quando o homem, com ganância insaciável, acumula para si bens, para assenhorar-se de casas e campos, deixando os  demais na dependência de seu monopólio, está sob a mira do juízo divino.  
  2. O caminho da bebedeira desenfreada (Is 5.11). “Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e  continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!”. O texto descreve a figura de um ébrio, alguém que já perdeu a  conexão com a realidade. Esse indivíduo não trabalha mais. Seu projeto de vida é render-se à bebedeira desde o  amanhecer até às altas horas da noite. Quanto mais ele bebe mais necessidade sente de beber. Ele não cessa de beber até  ficar inflamado pela bebida. Seu mundo é o álcool. É um escravo do vício. 
  3. O caminho da depravação moral (Is 5.18). “Ai dos que puxam para si a iniquidade com cordas de injustiça e o  pecado, como com tirantes de carro!”. Há aqueles que se orgulham de sua depravação moral. Sentem-se importantes ao  arrastar para si mesmos os pecados mais escandalosos, as injustiças mais vergonhosas e a iniquidade mais vil. Esses  fazem propaganda de suas façanhas imundas. Refestelam-se no pecado. Tocam trombeta sempre que ultrapassam a  fronteira de sensatez. 
  4. O caminho da inversão de valores (Is 5.20). “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da  escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!”. Esta é uma descrição de um  indivíduo que está no fundo do poço. É o estágio mais baixo da depravação. É a degradação no seu estágio mais avançado.  Não se trata de concessão ao erro ou de tolerância ao mal. Mas, de uma declarada e aberta inversão de valores. É colocar a  vida pelo avesso. É aplaudir o que é vergonhoso e reprovar o honroso. É ter vergonha do certo e promover o errado. É  escarnecer da virtude e fazer propaganda do vício. 
  5. O caminho da soberba inconsequente (Is 5.21). “Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em  seu próprio conceito!”. Tocar trombeta para chamar a atenção para suas próprias realizações já é vexatório demais, mas  orgulhar-se de uma sabedoria inexistente e julgar-se prudente aos próprios olhos é insensatez consumada. A soberba, de  fato, é a sala de espera da ruína. Não devem ser nossos próprios lábios que nos louvam. Aplaudir a si mesmo é sinal de  grotesca imaturidade. 
  6. O caminho da injustiça clamorosa (At 5.22,23). “Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para  misturar bebida forte, os quais por suborno justificam o perverso e ao justo negam justiça!”. A condenação virá sobre  aqueles que batem no peito e se orgulham de sua capacidade de beber e até misturam bebida forte, julgando que isso é uma  virtude. Coitados! Eles perdem a lucidez. Perdem a capacidade de julgar retamente. Perdem o senso de justiça. Acabam se  rendendo a esquemas de corrupção, a ponto de aceitarem suborno para culpar os inocentes e inocentar os culpados.  

Isaías olhou esse cenário cinzento para diagnosticar os pecados alheios, mas, agora, ao contemplar a santidade de  Deus, olha para si mesmo e clama: “…ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, hábito no meio de  um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!” (Is 6.3). Que em vez de olharmos  apenas para fora para ver os pecados dos outros, olhemos para o alto para contemplar a santidade de Deus e para nós  mesmos para ver a hediondez de nossa própria condição. Só assim, deixaremos de andar pelos caminhos sinuosos da  transgressão para andar nos retos caminhos da santidade. 

Rev. Hernandes Dias Lopes 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *