Para ser diferente

Em Filipenses 1.27-2.18, encontramos Paulo, um prisioneiro, ainda que aguardando, talvez a sentença de morte, se mostra muito otimista e faz uma série de exortações à comunidade de Filipos: (a) Necessidade de unidade e de coragem em face da perseguição (1.27-30); (b) Necessidade de harmonia na igreja (2.1-4); (c) A base da vida cristã estabelecida na história da salvação (2.5-11); (d) A vida cristã deve ser vivida com excelência (2.12-18). E esta vida cristã excelente deve possuir algumas características:

(1) Uma perspectiva correta da salvação (V.12-13). O apóstolo não concebe uma vida cristã destituída de embasamento teológico. Por conta disso, o texto anterior (2.5-11) apresenta a base da vida cristã. Agora ele “cobra” como essa vida deve ser conduzida. Com amor Fraternal, diz que os irmãos devem viver uma obediência incondicional: “na Presença” e “na Ausência”. Para Paulo os irmãos devem aplicar-se à Santificação Esforçada: “desenvolvei a vossa salvação”; em temor; e em tremor. Todavia, sem se esquecer de onde vem o poder e a capacidade de santificar-se; do autor e Consumador da salvação: DEUS. O apótolo afirma: “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2.13).

(2) Uma vida resplandecente em meio à sociedade (V.14-15). Para Paulo, a igreja manifesta uma característica resplandecente na sociedade na qual está inserida: Primeiro, quando assume uma atitude abrangente. A igreja precisa fazer tudo sem queixas (murmurações) e sem discussões (contendas). Segundo, quando assume propósitos radicais. Ela precisa levar em conta os valores morais e familiares. Precisa ser irrepreensível, sincera, agindo como “filhos de Deus inculpáveis”. E em terceiro lugar, quando assume uma identidade singular. Ela precisa viver como luzeiro no mundo. E mais ainda, saber onde se deve brilhar, no meio de uma geração pervertida e corrupta. Brilhar como estrela no imenso e escuro universo.

(3)Uma expectativa de cumprimento no futuro (V.16). Não podemos dissociar a mensagem cristã da esperança escatológica. Quando lemos o apóstolo Paulo, vemos sua ênfase ao fazer uma alusão escatológica (no Dia de Cristo) e de forma brilhante concatena ainda uma figura esportiva (não corri em vão) e outra trabalhista (nem me esforcei inutilmente) para ensinar que a igreja deve ter uma boa e correta expectativa, assim como seus líderes, para que todos os membros também sejam motivados com essa gloriosa mensagem.

(4)Uma significativa alegria mútua (V.17-18). O apóstolo não deixa de citar um dos grandes temas de Filipenses em suas exortações, a alegria. Em primeiro lugar, devemos viver com Alegria incondicional. Mesmo com a possibilidade de Paulo ser oferecido como mártir, ele se alegrava. Em segundo lugar, devemos viver com Alegria sacrificial: “oferecido por libação sobre o sacrifício” (Rm 15.16). Em terceiro lugar, devemos viver com Alegria serviçal: “e serviço da vossa fé”; os Filipenses tinham uma fé com obras, eles ofertavam a Paulo. E em quarto lugar, devemos viver com Alegria congregacional: “com todos vós”, “vós também… alegrai-vos e congratulai-vos comigo”. Paulo ordena que os Filipenses se alegrem juntamente com ele. Toda a congregação deve regozijar-se de modo unânime.

Desse belo texto quero destacar alguns conselhos para sua vida com Deus a fim de que você tenha coragem para ser diferente. Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor, ou seja, continue trabalhando com respeito e temor a Deus para completar a sua salvação. Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, portanto saiba que Deus está agindo em você – obedeça a Deus em tudo! A obediência é o melhor caminho! E por fim, mas não menos importânte, resplandeça como luzeiro no mundo, ou seja, brilhe como as estrelas em meio às trevas. Tenha coragem de ser diferente: Brilhe por meio do amor; Brilhe por meio do perdão; Brilhe por meio da fé; Brilhe por meio do conhecimento da Palavra; Brilhe pelo bom testemunho. Brilhe: sabendo dizer não ao pecado e sempre declarando o seu sim para Deus durante toda a sua vida!

Rev. Glaucio Luciano dos Santos Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *