Instituto Sarça

Institucional

Missão

Contribuir para a melhoria social das comunidades do Forte de São João e Jaburu por meio de ações sócio-educativas para crianças e adolescentes e da capacitação profissional de jovens e adultos.

Visão

Ser fonte de estímulo das potencialidades locais com a finalidade de melhoria de toda a comunidade por meio do trabalho de uma equipe capacitada que preza pela qualidade dos serviços prestados.

Valores

Valores cristãos, transparência e espírito de equipe.

Certificações

Utilidade Pública Municipal

Utilidade Pública Federal

Entidade Beneficente de Assistência Social – CEAS pelo Ministério do Desenvolvimento

Social e de Combate à Fome

Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CONCAV

Conselho Municipal Assistência Social – COMASV.

Histórico

Histórico

Quando os sonhos de Deus e os sonhos dos homens se encontram num campo fertilizado pela fé e o trabalho piedoso, o resultado só pode ser crescimento, transformação, sucesso. É uma história assim, que começou em 1992 e prossegue até hoje, que o Instituto Sarça tem para contar.

História bonita, que tem emocionado muita gente e, por força da sua beleza e exemplo, movido corações que, juntos, estão tornando possível melhorar a existência de muita gente e transformar vidas pelo poder do Espírito Santo.

A beleza desse sonho está estampada em mais de 130 rostinhos sorridentes, infantis e juvenis, que você pode encontrar a qualquer hora em que dispuser a subir os morros do Forte de São João ou do Jaburu pra conhecer as famílias que Deus colocou aos nossos cuidados.

Tudo começou quando desafiados por uma série de sermões pregados pelo Reverendo Hernandes Dias Lopes acerca da responsabilidade social da Igreja, o casal Jerci Pereira e Elça Lobato Pereira apoiado por Altair Furtado de Melo e outros irmãos resolveram subir o morro do Forte de São João com o firme propósito de reunir crianças e compartilhar com elas o evangelho, com a distribuição, concomitantemente, de alimentos e outros donativos. O trabalho cresceu rapidamente e diante da necessidade de um local adequado para abrigar as crianças, medidas foram adotadas para resolver essa demanda.

Percebendo o grande número de crianças sempre presentes, o grupo resolveu instalar na comunidade uma Escola Bíblica Dominical. Com o passar do tempo, observando de mais de perto como as crianças viviam, viram que no tempo livre elas ficavam pelas ruas, sem atividades positivas nem supervisão adequada por parte dos adultos.

Foi então que o Presbítero Jerci Pereira e sua esposa Elça Lobato Pereira, que ainda congregam na 1ª. Igreja Presbiteriana de Vitória souberam de um imóvel à venda na região, e decidiram comprá-lo e doá-lo para a 1ª. Igreja. O imóvel foi reformado e tornou-se a base de nossas operações. Com o tempo outros imóveis adjacentes foram adquiridos, contíguos ao Templo da Congregação Presbiteriana do Forte de São João.

Em 1994 o Instituto chega ao morro do Jaburu, onde estamos até a presente data.

O Instituto é o braço de ação social da 1ª. Igreja Presbiteriana de Vitória.

Em 1999 o Instituto ganha personalidade jurídica própria e passa a estabelecer as primeiras parcelas com entidades da sociedade civil, órgãos públicos e empresas privadas.

As atividades sempre forma norteadas por dois pontos: evangelização e ação social.

O trabalho didático-pedagógico com as crianças começou de uma maneira bastante simples, acompanhando a vida escolar e oferecendo aulas de reforço. As atividades foram crescendo, de forma natural. Entramos na área da musicalização e em seguida na era da informática.

Atualmente o Instituto Sarça atende a crianças e adolescentes de 05 a 14 anos, ocupando de forma positiva o seu tempo livre da escola com recreativas dirigidas e oficinas de música, teatro, pintura e artes em geral.

Também são realizadas atividades com as famílias que mantêm relacionamento com o Instituto, reunindo-se periodicamente, não só para acompanhamento e avaliação das atividades e do desenvolvimento das crianças e adolescentes, mas também para participar da orientação familiar sobre os mais diversos assuntos.

Conselho Diretor 2017

Conselho Diretor

Diretor Presidente: Diác. Geraldo Magela Clarindo Ribeiro
Diretora Vice-Presidente: Denise Pinto Vasconcelos
Diretor Secretário: 
Presb. Carlos Roberto Esteves
Diretor Financeiro: Presb. Mauricio Boechat Peyneau
Diretor Conselheiro:
Presb. Hermes Peyneau


Conselho Fiscal:

Titulares: Presb. Antônio Carlos Sodré Barbosa de Souza, Rev. Jailto Lima do Nascimento e Mara Cristina Nunes Peyneau.
Suplentes: Presb. José Tadeu Carvalho Martins e Presb. Ulisses Horst Duque

Parcerias

– Distribuidora Aurora

– CDI – Comitê de Democratização da Informática

– Programa Mesa Brasil

– Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Vitória – CONCAV

– Centro Salesiano do Menor – CESAM

– Instituto Gênesis e CIEE

– Cursos de Nutrição e Comunicação Social da UVV – Universidade de Vila Velha

– Curso de Psicologia da Faculdade Salesiana

– Curso de Serviço Social da Faculdade UNOPAR

– Curso de Serviço Social da Faculdade UNITIMS

– Centro de Referência e Assistência Social – CRAS da Prefeitura Municipal de Vitória

– Centro de Referencia Especializado de Assistência Social – CREAS

– Centro de Referência da Juventude de Vitória – CRJ

– Unidades de Saúde – Forte São João e São Camilo

– Projeto Ponte

– Escolas Públicas – Municipais e Estaduais

– Instituições Filantrópicas da Grande Vitória

– ONG – Despertar para a Vida

– Projeto Terra

– Terceiro Setor Conectado

Como Contribuir

Participe:

– intercedendo espiritualmente pelo trabalho;
– sendo voluntário;

Torne-se um sócio mantenedor: 
* Por meio de doações através de sua conta de energia elétrica imprimindo  este formulário , preenchendo-o e enviando para a nossa Sede pelos Correios ou por fax;
* Você pode ainda efetuar suas doações através de nossa conta no Banco do Brasil, agência 2921-1, conta 6681-8;
* Obtenha o benefício fiscal do Imposto de Renda, efetuando doações através do Fundo da Infância e da Adolescência do Município de Vitória – FIA,  indicando o Instituto Sarça para receber a sua doação.
Leia nosso Folder e obtenha informações sobre o benefício fiscal e as orientações para a doação.

Divulgue este benefício com seus amigos!