UMA SINFONIA DE GEMIDOS

Um gemido é uma expressa tão intensa de desejo ou sofrimento que as palavras não são suficientes para expressá-la. O gemido é inexprimível. Não pode ser articulado em palavras. O apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, fala  sobre uma sinfonia de gemidos, destacando que os gemidos estão presentes na natureza, na igreja e na divindade.  Vejamos: 

  1. Os gemidos da criação (Rm 8.19-22). A natureza está gemendo e se contorcendo de dores e angústia por causa  da vaidade e corrupção a que foi sujeita pelo pecado. O pecado entrou no mundo e contaminou toda a criação. O mundo  está sob o efeito e a condenação do pecado. Os gemidos da natureza, porém, não são gemidos de desespero, mas de  esperança. A natureza aguarda a redenção dos filhos de Deus, quando Deus, então, trará à luz novos céus e nova terra.  Toda a criação será resgatada do seu cativeiro. As marcas do pecado serão apagadas. Os desajustes da natureza serão  corrigidos. Não haverá mais qualquer sinal ou presença do pecado em todo o vasto universo. A glória de Deus se  estenderá a todos os recantos deste vasto e insondável universo. 
  2. Os gemidos da igreja (Rm8.23). Os filhos de Deus, que têm as primícias do Espírito também gemem. Seus  gemidos são por causa do pecado e na expectativa da glória. Gememos não porque estamos privados de esperança, mas  gememos, como que aguardando, na ponta dos pés, a gloriosa volta do Senhor Jesus, quando seremos libertos da presença  do pecado e receberemos um corpo de glória, semelhante ao corpo da glória do Senhor. Enquanto aqui caminharmos,  suportaremos angústia e dor. Embora, os crentes já tenham sido libertos da condenação do pecado na justificação e  estamos sendo libertados do poder do pecado na santificação, só seremos libertos da presença do pecado na glorificação.  Nossa jornada, aqui, é timbrada de sofrimento atroz. Não pisamos tapetes aveludados nem vivemos num jardim  engrinaldado de flores. Aqui caminhamos por desertos tórridos, cruzamos vales sombrios, atravessamos pântanos  perigosos e navegamos por mares revoltos. Porém, quando Jesus voltar, em majestade e glória, ele mesmo enxugará dos  nossos olhos toda a lágrima. Não haverá mais pranto nem dor. O luto nunca mais deixará marcas sofridas em nossa vida,  pois a morte não mais existirá. Receberemos um corpo imortal, incorruptível, poderoso, glorioso, espiritual e celestial. E  estaremos com Cristo pelos séculos sem fim. Contemplaremos a sua face e reinaremos com ele.  
  3. Os gemidos do Espírito Santo (Rm 8.26). O apóstolo Paulo conclui a sinfonia dos gemidos, afirmando que o  Espírito Santo não apenas nos assiste em nossa fraqueza, mas também intercede por nós sobremaneira, com gemidos  inexprimíveis. Se Jesus é o nosso intercessor legal, que intercede por nós, à destra da Majestade, o Espírito Santo  intercede por nós, em nós, ao Deus que está sobre nós. Se Jesus intercede por nós no céu, o Espírito Santo intercede por  nós na terra. Se Jesus intercede por nós no trono de sua graça, o Espírito Santo intercede por nós em nós e isso, com  gemidos inexprimíveis. A intercessão do Espírito é intensa, agônica e eficaz. Ele que conhece todas as línguas, idiomas e  dialetos de todos os povos, de todos os tempos, de todos os lugares; ele que conhece a língua dos anjos e dos homens,  quando está intercedendo por nós, em nós, ao Deus que está sobre nós, não encontra sequer uma língua no céu nem na  terra. Então, geme com gemidos inexprimíveis. Oh, profundidade de compaixão! Oh, amor sem igual! Oh, misericórdia  indizível!  

Hoje, a natureza, a igreja e o Espírito Santo gemem, mas em breve, essa sinfonia de gemidos transformar-se-á em  cânticos de júbilo, em alegria indizível e cheia de glória e as dores e gemidos terão ficado para trás, pois no paraíso, para  onde vamos, a dor nunca mais latejará em nosso peito, as lágrimas nunca mais rolarão em nossa face e o sofrimento nunca  mais terá acesso ao nosso lar eterno! 

Rev. Hernandes Dias Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *